Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sugestões para comprar sua câmera digital


DICAS

Câmera fotográfica digital é acessório indispensável para qualquer ocasião. Seja para registrar os momentos de uma festa, um passeio entre amigos, num encontro familiar, para clicar aquela celebridade num desfile ou até mesmo para se auto-retratar, sempre vale ter uma. E se você pretende comprar ou trocar a que já tem, vale algumas dicas para não queimar o filme, melhor, o pixel.

RESOLUÇÃO
Hoje existe modelos amadores, semi-profissionais, também chamados pro-consumer e profissionais. Uma das coisas mais discutidas são os tais megapixels. Tem amadora por aí beirando os 14 megapixels, mas par uso geral e com qualidade uma de 7 megapixels já resolve. O tal de megapixel está relacionado diretamente a qualidade da foto e sua ampliação. No entanto, outros fatores também contribuem para um bom equipamento.

LENTE
Qualidade da lente faz diferença, e muito. As principais marcas de câmera fotográfica dão importância à lente. Há algum tempo as empresas não tinham capacidade de fabricar seus conjuntos ópticos, então, apelaram às parcerias. A Sony, por exemplo, trabalha com a famosa Carl Zeiss. Outra é a Panasonic que para não ficar para trás, fez parceria com a famosíssima Leica.
Relacionada à lente, temos o zoom, que é muito importante, principalmente se você quer fazer aquela foto e não pode se aproximar da pessoa ou objeto que quer fotografar. No caso das digitais existe o zoom óptico e digital
Zoom óptico é aquele proporcionado pelo conjunto óptico da maquina, ou seja, pela própria lente. O zoom digital é uma espécie de complemento. Na verdade, ele amplia a imagem obtida. Prefira o zoom opico, pois ele é mais fiel à nitidez de sua foto, já que o zoom digital, na ampliação, perde qualidade e deixa a foto com muito granulada – ruído. Normalmente as maiorias das câmeras apresentam zoom óptico de 3,5 e até 12 vezes.

ESTABILIZADOR DE IMAGEM
Você tira a foto e percebe que está tudo tremido. Não por menos, as câmeras digitais não são tão tolerantes com mãos tremulas. Mas, para facilitar há um recurso chamado estabilizador de imagem (Stabilish Image), que basicamente minimiza os impactos dos movimentos. Caso vá usar o zoom, o uso do estabilizador é essencial.


INTERPOLAÇÃO
É a capacidade da maquina de aumentar a resolução inserindo novos pixels. Existem câmeras com resolução efetiva de 6 megapixels, mas com capacidade de gerar imagens de 8 megapixels, por exemplo. Neste quesito é importante verificar as especificações no manual antes de comprar ou perguntar ao vendedor. A interpolação não é algo que podemos chamar de desnecessário. Este recurso não aumenta a qualidade real da imagem, mas serve caso queira ajustar a foto para uma determinada ampliação. Preste atenção, pois tem muitas marcas colocando em suas maquinas um número especifico de resolução que não corresponde ao valor efetivo de megapixels.

BATERIA
Sem energia ou fonte de alimentação não há foto. Há câmeras que usam baterias próprias. Respectivas ao seu modelo e fabricante. A vantagem é que podem ser recarregadas. O ponto negativo é que geralmente, caso queira e precise ser trocada, não é fácil de achar alem de serem caras. Existem modelos que utilizam pilhas comuns ou “palitos” (AA ou AAA) descartáveis. A vantagem desses modelos é que possibilitam o uso de pilhas recarregáveis, que contribui para a relação custo benefício.

CARTÕES DE MÉMORIA
São diversos os tipos de cartões. Temos o CF (Compact Flash), XD (Extreme Digital), SD (Security Digital), Memory Stick – PRO e PRODUO (Sony), são os mais comuns. O CF caiu praticamente em desuso nos equipamentos amadores e ficou restrito às maquinas profissionais. O XD é usado nas câmaras da Olympus e Fuji, o Memory Stick é utilizado nas câmeras e filmadoras da Sony, enquanto o SD foi incorporado pelos mais diversos fabricantes. É o SD é o mais fácil de encontrar e também o mais em conta no preço. Quanto maior a capacidade de armazenamento do cartão, maior será o numero de fotos armazenada, isso é, conforme a resolução que você selecionou na câmera.

Muitos outros pontos também podem ser considerados, como velocidade de obturador, abertura da lente, funções avançadas, além de diversos outros recursos que surgiram. Tem câmera com redutor de ruído, câmera que faz a foto indentificando o sorriso, sensores inteligentes, maquina que faz limpeza do sensor (CCD, CMOS), recurso para melhorar a latitude de exposição e assim segue a lista... Mas no geral, esses são os principais e mais relevantes. Tudo depende mesmo da necessidade de cada um e do propósito.

Para uma boa escolha vale também conhecer e ter referencias sobre a marca, procedência, garantia oferecida. É recomendável dar uma olhada no manual, tirar todas as dúvidas com o vendedor, pedir explicação sobre o menu da câmara, testar seu funcionamento, verificar o funcionamento dos botões do painel, etc. Se estou bem lembrado já vi empresa oferecendo até treinamento para melhor manusear o equipamento. Esse é um bom diferencial!

Enfim, tem câmera para todos os tipos de gosto e necessidade. Cabe a você achar uma que caia bem no seu gosto e no seu bolso. Depois é só clicar, clicar e clicar. Afinal, clicar é preciso!
http://tudodefotografia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário