Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Macrofotografia

Neste texto vou falar quase exclusivamente de equipamento e técnicas fotográficas objectivas sobre como se pode fazer macrofotografia. Se procura algo mais específico como macrofotografia de insectos então talvez seja interessante ler este outro texto: Macrofotografia de Insectos.
O mais importante de tudo é sempre a experiência, quanto mais se experimenta mais se acerta (mesmo que se comece por falhar muito), melhor se definem as preferências e estilo de cada um e não há teorias ou técnicas que ultrapassem a experiência na área da fotografia.


O que é Macrofotografia? Não existe uma definição objectiva e clara para o que é macrofotografia. Dito isto, uma boa parte do que segue nesta secção reflecte principalmente a minha opinião.
Quando se fotografa pode quase sempre apurar-se uma relação entre as dimensões daquiloque fotografamos e as dimensões que esse motivo vai ter no negativo ou diapositivo (daqui em diante usarei filme para me referir a qualquer um deles). Essa relação apresenta-se geralmente na forma X:Y. X representa a dimensão no filme e Y na realidade.
As objectivas (não só macro) apresentam frequentemente indicações como 1:3 ou 1:4 significando que, com essa objectiva, as dimensões máximas que se conseguem do nosso motivo no filme são, respectivamente, 3 ou 4 vezes menores do que eram na realidade. Os fabricantes de objectivas parecem seguir mais ou menos como regra que objectivas com relações inferiores a 1:1 são objectivas macro e aquelas que conseguem 1:1 ou mais são objectivas micro. Na minha opinião chamar objectivas macro àquelas que não aproximam mais que 1:3 ou 1:4 (ou menos) é um abuso para ajudar ao marketing das mesmas.
As relações micro podem apresentar-se por exemplo como 2:1 ou 1:0.5 e para este caso em particular quer dizer que conseguimos ter no filme os nossos motivos com o dobro da dimensão real. Isto torna-se ainda mais interessante se pensarmos como ficará ampliado para uma foto 10x15 ou 20x30!!
A minha definição pessoal e objectiva de macro e micro fotografia segue mais ou menos a dos fabricantes de objectivas mas considerando 1:1 ainda do lado macro. Mas como isso não é importante a partir do momento em que todos saibamos do que estamos a falar vou considerar, menos objectivamente, que macro são todas as fotografias que andam nas relações desde 1:1 (um pouco abaixo ou acima) e até 1:3 ou pouco mais.
Resta dizer que tudo o que disse até aqui foi pensado para a utlização de máquinas fotográficas tradicionais de pequeno formato. Para médio formato, grande formato ou digital as relações podem variar um pouco mas os princípios serão mais ou menos os mesmos.
A macrofotografia é a técnica de se registrar pequenos seres e objetos ou detalhes que passam sem que percebamos. Para conseguir fazer tais fotos equipamentos especiais para captação de imagens são utilizados. O fotógrafo inglês Alistar Campbell, de 33 anos, tem uma coleção de fotografias impressionantes de insetos, registrados através desta técnica. Se você não tem nojo deste tipo de coisa confira algumas imagens impressionantes.

macrofotografia aranha
macrofotografia preto e vermelho
http://www.pipocadebits.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário