Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

FOTOGRAFIA DE JOIAS



FOTOS COM MODELOS



Marcos Vianna *


agosto / 2008
Nesta coluna vamos discutir um pouco a foto de jóias com modelo.
Esse tipo de fotografia envolve uma decisão técnica para chegar a um denominador comum entre o que será a melhor luz para a modelo e a melhor luz para a jóia.
Às vezes até torna-se necessário realizar a sessão de fotografias da modelo e fotografar a jóia separadamente para depois juntar as duas imagens no photoshop. Isso ocorre principalmente quando temos uma área muito grande de metal reflexivo e queremos uma fotografia da modelo com mais sombras. Nesse caso há que se cuidar para que a imagem não torne-se por demais irreal já que as duas iluminações não devem parecer muito discrepantes.
No caso específico da fotografia que apresento este mês, tive a oportunidade de trabalhar com um colar da Amsterdam Sauer que, sendo inteiramente de pedras preciosas - turmalinas Paraíba – permitiu uma luz com bastante sombras na modelo, como desejávamos, resultando em gemas bastante brilhantes.

Outro fator importantíssimo é resistir ao desejo de economizar e contratar uma boa modelo profissional em uma boa agência e, também, um bom maquiador.
O trabalho da modelo é importante por, sendo profissional, resistir a uma longa sessão de fotografias onde ela precisa manter-se sob controle, atenta às orientações do fotógrafo, do diretor de arte e do produtor, não movimentando-se muito sem no entanto ficar rígida, ficando exposta aos disparos incessantes do flash, que muitas vezes dispara diretamente nos olhos - e mesmo assim parece estar à vontade e encarnando a personagem definida para a propaganda. Com sua experiência contribui também oferecendo ângulos e gestual próprios.
Outras vantagens são a pele e cabelos bem tratados, necessitando de uma maquiagem menos pesada e menor tratamento de imagem posterior, traços físicos adequados à idéia da fotografia como dedos longos, pescoço comprido e tipo de beleza. Numa boa agência temos a oportunidade de escolher a melhor modelo para a nossa idéia. O make-up e penteado também são importantíssimos para um excelente resultado final.
A foto deste mês, como disse, foi feita para a Amsterdam Sauer. A modelo foi Anelise Brum, da Agency Models e o maquiador/cabeleireiro foi Flávio Barrozo.

http://www.joiabr.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário