Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Diferença entre manequim e modelo

Antes de mais nada, vamos esclarecer a diferença básica entre manequim e modelo:

• Manequim: é o (a) profissional de passarela; aquele (a) que desfila roupas, sapatos e acessórios;
• Modelo: é o (a) profissional de publicidade, que faz fotos, filmes publicitários e anúncios em geral.


A principal dica para os que têm interesse em começar a carreira de modelo é: FAZER UM BOOK FOTOGRÁFICO PROFISSIONAL!
Um book fotográfico é realmente necessário nesse ramo, pois é com esse material que sua carreira de modelo irá começar. É por meio dele que a agência irá “vender” a sua imagem e garantir sua seleção para um determinado trabalho (desfile, editorial de moda, comercial, foto publicitária ou trabalho em eventos e feiras).
Por ser um material de tamanha importância, ele não deve ser feito de qualquer jeito ou em qualquer lugar. Deve ser produzido por profissionais qualificados e de grande competência (fotógrafo e maquiadora).

O book deve conter fotos variadas, entre poses, looks (roupas), maquiagens e ambientes.
Essa dica é válida não só para os que pensam em ingressar na carreira de modelo como também para os que pensam em seguir a área de manequim de passarelas.

Outra coisa é fazer o opcional COMPOSITE. Ele nada mais é que o seu cartão de visitas, porém em proporções maiores que o cartão de visitas tradicional, pois nele irá conter não só suas medidas, como também algumas fotos suas, variadas entre fotos de rosto, meio corpo e/ou corpo inteiro.

Os composites não possuem a mesma importância que o book fotográfico, mas são bastante relevantes para aumentar a divulgação de sua imagem. Digamos que seja um complemento do seu book e uma maneira prática e rápida do cliente ter sempre em mãos sua imagem e lembrar de você sempre que precisar de um (a) modelo dentro do seu perfil.

Por fim, uma dica que ajudará no conforto das modelos... ao se preparar para uma seleção, não deixe de vir de salto alto e bem vestida, como citado no item anterior, mas caso você utilize veículos públicos como meio de transporte, traga junto uma sandália baixa, rasteirinha ou mesmo um chinelo, na bolsa. Após o término da seleção, você poderá trocar o calçado e ir embora com todo o conforto possível nos pés.

Um ponto importante a ser citado são as seleções de trabalhos. Ao ser chamado(a) para uma seleção, o modelo deverá comparecer sempre bem vestido, no caso das mulheres, sempre maquiadas também. Devem ser pontuais e nunca esquecer de trazer seu book fotográfico e composite (caso tenha). Se houver algum imprevisto e você não consiga chegar a tempo, é importante que você ligue na agência e comunique à booker responsável. Fazendo isso, talvez você consiga remarcar o seu horário e não fica mal “vista” perante o cliente e sua agência.
Esperamos ter colaborado para o seu futuro como modelo. Boa sorte!
www.flashbook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário