Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Frases sobre fotografia...


Durante alguns anos, tenho colecionado frases sobre fotografia e que compartilho aqui com vocês. Algumas delas sem o devido reconhecimento da autoria , que aliás, se alguém souber a respeito do autor, ou conhecer alguma frase que não esteja aqui, por favor deixe um comentário.





''Quando vemos o que pode ser expresso pela foto, 
nos damos conta de que tudo aquilo não pode mais ser preocupação da pintura... 
Por que o artista insistiria em realizar aquilo que, com a ajuda da objetiva, pode ser tão bem feito? 
Seria uma loucura, não? A fotografia chegou na hora certa para liberar a pintura de qualquer literatura, anedota e arte do tema. Em todo caso, um certo aspecto do tema pertence, daqui por diante, ao campo da fotografia... 
Não deveriam os pintores aproveitar sua liberdade reconquistada para fazer outra coisa? Seria muito curioso fixar fotograficamente, não as etapas de um quadro, mas suas metamorfoses. Talvez percebêssemos por quais caminhos o cérebro envereda para a concretização de seus sonhos. Entretanto, é realmente muito curioso observar que, no fundo, o quadro não muda, que a visão inicial permanece quase intacta, apesar das aparências. Muitas vezes vejo uma luz e uma sombra que pus no meu quadro e empenho-me em quebrá-las, acrescentando uma cor que crie um efeito contrário. Quando essa obra é fotografada, percebo que aquilo que havia introduzido para corrigir minha primeira visão desaparece, e que, definitivamente, a imagem dada pela fotografia corresponde a minha primeira visão, antes das transformações trazidas contra minha vontade.''
 
"A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!" (Ernst Haas)


"Fotografar é conseguir captar o que existe atrás do que se vê com os olhos...é ver através de uma parede invisível...." (desconheço o autor)

"Se uma foto não está suficiente boa, é porque você não se aproximou
o suficiente do fato" (Robert Cappa) 

"Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação ,que traz emoção."
(Martine Franck)
"Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coraçao."  (Henri Cartier-Bresson, 1994)

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)

"A fotografia reproduz ao infinito só ocorre uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente."  (desconheço o autor)


"Fotografar é uma ´forma-de-compreender' que não pode se separar dos outros meios de expressão... É uma forma de gritar, de se liberar e não de provar ou de afirmar sua própria originalidade... É uma forma de viver!”  (desconheço o autor)

"Fotografar é recortar um determinado espaço em uma específica fração de tempo. Os grandes fotógrafos são aqueles que conseguem ultrapassar essas limitações, fazendo com que essa determinada imagem transcenda molduras e retenha o tempo em seu momento mais preciso." (desconheço o autor)

"Fotografar é imortalizar um momento único, ao qual não se poderá mais voltar, senão através daquele registro. Nada mais que um simples clique, um momento, um único e eterno registro." (desconheço o autor)

"Fotografar é desenhar, utilizando a luz como pincel, a natureza como tinta e o filme como tela, podendo assim imortalizar aquela imagem ou momento escolhido, enquanto o mundo segue em contínua mutação.
O pôr- do-sol é um momento fugaz, porém mágico , onde a luz que nós permite ver e manifestar a vida, se expõe como entidade e mostra a sua "cara", numa linda bola de fogo, suspensa no horizonte, podendo ter várias molduras e múltiplas tonalidades. Basta querer enxergar, e quem sabe um dia finalmente ver, que tudo, inclusive nós mesmos, é fruto desta luz, e que dela viemos e para ela retornaremos." (Dr. Dimos Iksilara)

"Fotografia é registrar a magia dos momentos e capturar a eternidade !!!"  (desconheço o autor)

"Everyone has a photographic memory, some people just don't have film !!!" (desconheço o autor)

"Fotografar é congelar o momento é travar um instante, é segurar o tempo é tornar tudo importante, cada detalhe se mostra, cada cor se revela, nada se deixa passar, nada é irrelevante. É observar o segundo pela forma mais bela é ter nas mãos o tempo. Tão fascinante quanto o poder é poder fotografar... " (desconheço o autor)

"A semelhança da música, a fotografia é uma arte universal falando também com mais força e de modo mais direto que as palavras." - (MB)

"Por causa da composição, a fotografia é uma obra de arte."(Octávio Paz)


"A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar." (Arnold Newmann)


"As coisas das quais nos ocupamos, na fotografia, estão em constante desaparecimento e, uma vez consumado, não dispomos de qualquer recurso capaz de fazê-las reaparecer." (Henry Cartier-Bresson)


"Para todos aqueles realmente capazes de ver, a fotografia tirada por você, representa o testemunho da sua existência." (Paulo Straub)


"Enquanto que o desenhista começa pelo centro da folha, o fotógrafo, principia pela moldura." (J. Szarkowski)


“A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-Ias". (Ivan Lima)


"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória”. (Henri Cartier-Bresson)


"A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira." (Gérard Castello Lopes
)
 
"A vida está sempre se dirigindo a nós e dizendo: 'Vem, a vida é ótima!' E que é que nós fazemos? Recuamos e tiramos-lhe uma foto." (Russell Baker)

"Uma fotografia é um instante de vida capturado para a eternidade."
 (desconheço o autor)

"Quantas pessoas que se quiseram suicidar, se contentaram em rasgar a própria fotografia!" (Jules Renard
)
“Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio”.  Ansel Adams


“Minha fotografia é resistência da memória.” Araquém Alcântara



“Treine seus olhos para capturar a história que seu cérebro quer contar.”  Vered Koshlano


“Não existe segredo na fotografia de pessoas, exceto a intimidade.” William Allard

“A câmera é um instrumento que ensina as pessoas a ver sem uma câmera. Dorothea Lange


“Ao fotógrafo é concedido o mesmo êxtase criativo das artes, porém apenas por uma fração de segundo.” Desconhecido




“O fotógrafo tem o poder de capturar almas sem aprisioná-las.” Desconhecido


“A fotografia nunca se revela por inteiro quando você se desmancha por alguém. Essas relações lembram uma foto polaroid: a imagem vai aparecendo aos poucos. Algumas coisas se distanciam do sentimento original, mas isso é a vida.” Mia Farrow




“A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las.” Desconhecido

“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.” Peter Urmenyi



“A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira.” Gérard Castello Lopes




“Para todos aqueles realmente capazes de ver, a fotografia tirada por você, representa o testemunho da sua existência.” Paulo Straub

“… o que a fotografia realmente é: um tênue suporte de papel ou plástico sobre o qual se deita o desejo da memória..” Luiz Guimarães Monforte


” (…) já está no terreno de quem pensa que tudo o que não é fotografado é perdido, que é como se não tivesse existido, e que então para viver de verdade é preciso fotografar o mais que se possa, e para fotografar o mais que se possa é preciso: ou viver de um modo o mais fotografável possível, ou então considerar fotografáveis todos os momentos da própria vida. O primeiro caminho leva à estupidez. O segundo, à loucura.

Trecho do conto “A aventura de um fotógrafo”, de Ítalo Calvino.




“Fotografar é colocar na mesma mira a cabeça,o olho e o coração.”
Henri Cartier Bresson


“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma.”
Sebastião Salgado


“A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira.”
Gérard Castello Lopes


“Não há regras de boas fotografias, existem apenas
boas fotografias.”
Ansel Adams


“Você não fotografa com sua máquina. VOcê fotografa com toda sua cultura.”
Sebastião Salgado


“A câmara é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmara.”
Dorothea Lange


“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”
Peter Urmenyi


“Se uma foto não está suficiente boa, é porque você não se aproximou o suficiente do fato”
Robert Cappa


“Enquanto o desenhista começa pelo centro da folha, o fotógrafo principia pela moldura.”
J. Szarkowski


“A fotografia é uma lição de amor e ódio ao mesmo tempo. É uma metralhadora, mas também é o divã do analista. Uma interrogação e uma afirmação, um sim e um não ao mesmo tempo. Mas é sobretudo um beijo muito cálido.”
Henri Cartier-Bresson


“A gente olha e pensa: Quando aperto ? Agora? Agora? Agora?
Entende? A emoção vai subindo e, de repente, pronto. É como um orgasmo, tem uma hora que explode. Ou temos o instante certo, ou o perdemos…e não podemos recomeçar…”
Cartier Bresson


“A câmera não faz diferença nenhuma.
Todas elas gravam o que você está vendo.
Mas você precisa VER.”
Ernst Haas


A fotografia nunca se revela por inteiro quando você se desmancha por alguém. Essas relações lembram uma foto polaroid: a imagem vai aparecendo aos poucos. Algumas coisas se distanciam do sentimento original, mas isso é a vida.
Mia Farrow
A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las.
Ivan Lima
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário