Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CONHECENDO A SUA CÂMERA FOTOGRÁFICA DIGITAL

Hoje as câmeras fotográficas digitais não são mais privilégios de alguns. Com alguns poucos reais é possível comprar uma digital compacta com uma qualidade bem satisfatória. A verdade é que as câmeras analógicas (as que usavam filmes, lembram?) estão em extinção.
Ver instantaneamente a foto em uma telinha de LCD, a facilidade de se repetir a foto caso haja algum problema, não ter o limite de 36 fotos (quantidade máxima normalmente oferecida pelos fabricantes de filmes) e poder compartilhar as fotos com os amigos sem custo, são alguns fatores de sucesso das digitais.
Os modelos mais baratos e consequentemente mais vendidos são as digitais tipo Point & Shoot, que significa "Aponte e Dispare". São câmeras compactas e que não oferecem ou oferecem muito poucas opções de ajustes manuais. Como esse tipo de câmera oferece uma qualidade muito boa de fotografias sem a interação do fotógrafo, alguns, nem se preocupam em utilizar ou aprender algumas das poucas opções oferecidas.
Neste artigo explicamos rapidamente cada uma dessas opções, para que você possa pelo menos "arriscar" a melhorar as suas fotos, afinal, não custa nada.
Os controles que precisaremos alterar, normalmente encontram-se na parte superior ou na traseira da câmera, como mostram as figuras abaixo.

As legendas e nomes indicados nas funções podem variar de modelo/fabricante de câmera.
LEGENDA NOME DESCRIÇÃO DE COMO USAR
AUTO   A câmera fará todos os ajustes sem a interferência do usuário. Opção mais comumente usada.
PORTRAIT / RETRATO   Esta é a melhor opção se você for tirar um retrato. Ela deixará o fundo da foto embaçado e destacará o rosto da pessoa. Quanto mais o fundo estiver afastado da pessoa, mais ele ficará embaçado e mais destaque a pessoa terá.
LANDSCAPE / PAISAGEM   O próprio nome já diz tudo. Use para fotografar paisagens. Deixe a opção ZOOM da câmera em W (Wide-angle) para aproveitar o maior angulo de cobertura da sua lente.
CLOSE / MACRO / PRÓXIMO   Use a opção de close ou macro para fotografar coisas pequenas ou detalhes. Você terá que colocar a câmera bem próximo do objeto a ser fotografado. O ideal é que você utilize um tripé ou apoie a câmera em um local seguro. Deixe a opção ZOOM da câmera em T (Telephoto), isso aumentará os detalhes. Algumas câmeras conseguem focar a distâncias de 1 cm.
SPORTS / ESPORTES   Em algumas câmeras esta função é chamada de Kids & Pets (crianças e animais). Esta opção possibilita fotografar um objeto em movimento, seja ele, crianças, animais ou carros de corrida.
NIGHT PORTRAIT / SLOW SYNC / RETRATO A NOITE   Esta é a melhor opção para tirar um retrato a noite. A câmera irá disparar o flash equilibrando a iluminação ambiente com a intensidade do disparo do flash, deixando a foto mais natural. Deixe a opção ZOOM da câmera em W (Wide-angle) para aproveitar o maior angulo de cobertura da sua lente. Utilize um tripé ou apoie a câmera em um local seguro. Posicione a pessoa um pouco afastada da luz do flash, para que a pessoa saia iluminada e ainda apareça a luz natural no fundo da foto. Não esqueça que o flash da sua digital deve alcançar no máximo 3 metros.
FLASH OFF / FLASH DESLIGADO   Em alguns locais, embora seja permitido fotografar, o uso de flash é proibido. Utilize esta opção para desligar o flash. Caso você queira fotografar com uma iluminação diferente, por exemplo, luz de velas, você terá que desligar o flash e escolher a opção Night. Não esqueça de utilizar um tripé ou apoie a câmera em um local seguro, caso contrário, sua foto sairá tremida.
FLASH ON / FLASH LIGADO   É um grande engano achar que o flash só deve ser usado quando há falta de iluminação. Com a opção de forçar o flash ativa, sua câmera sempre irá disparar o flash. O que pode ser muito útil em algumas situações, por exemplo: Você vai fotografar uma pessoa na praia que está de boné ou debaixo da barraca ou uma pessoa que está na frente de uma janela criando uma silhueta. Nesta duas situações o flash forçado irá eliminar as sombras, garantindo que os principais assuntos fiquem visíveis na foto.
RED-EYE REDUCTION/ REDUÇÃO DE OLHOS VERMELHOS   Com esta opção ativada, a câmera irá disparar uma luz antes do flash. Assim, as pupilas dos olhos irão se retrair, evitando o problema dos olhos vermelhos nas fotos.
MOVIE SHOOTING/ VÍDEO   Esta opção dispensa comentários. Se você quer fazer um vídeo para disponibilizar no Youtube por exemplo, selecione no menu a maior resolução oferecida, normalmente 640 X 480. A câmera fará todos os ajustes necessários, não permitindo nenhum ajuste extra. Algumas câmeras limitam o tempo de gravação.
Em algumas câmeras, para obter esses ajuste é necessário entrar no setup (SET) da câmera, por isso é muito importante que você leia o manual da câmera.
Um bom fotografo domina todos os recursos oferecidos pelo seu equipamento, seja de uma digital compacta ou de uma DSRL profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário