A Cromoterapia é a ciência que utiliza as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo na freqüência que resulta em saúde, bem estar e harmonia do corpo, mente e emoções.
Sua aplicação pode ser feita de diversas maneiras, desde luzes coloridas incidindo diretamente sobre o corpo até a utilização de cores especificas na decoração, como em paredes e objetos que permanecem algum tempo junto da pessoa diariamente.
Provavelmente você já esta sendo beneficiado pelas cores certas nos locais certos e nem se deu conta disso. A utilização por exemplo de tons de verde nos centros cirúrgicos não ocorre por acaso, e sim porque essa cor possui ação anti-infecciosa.
Para desperta a mente e a capacidade de concentração, o uso da cor amarela em uma parede ou em alguns objetos que fiquem à vista da pessoa que necessita trabalhar ou estudar é o ideal.
No combate a insônia, nada melhor do que uma lâmpada azul em um abajur dentro do quarto.
Para ativar a sexualidade, uma lâmpada vermelha ou um suporte para velas na mesma cor que fica em evidência quando à vela esta acessa.
Benefícios da utilização correta das cores
Os benefícios são muitos e entre eles estão corrigir e prevenir estados desarmônicos físicos que já se encontram no estado de doença através de tratamento direcionado com luz colorida.
Trata problemas emocionais como depressão, ansiedade, estresse e angustias, promovendo assim um estado harmônico do ser. Favorece maior qualidade de vida e mais saúde.
Uma pintura nova nas paredes além de trazer a sensação de limpo e novo, deixa a casa com outra cara e com a energia renovada trazendo benefícios para todos os que frequentam os ambientes.
Indicação
Não é preciso estar sofrendo de alguma doença para recorrer à cromoterapia. Se sentir desequilíbrios emocionais, como nervosismo e angustias, já é o suficiente para justificar uma busca de terapia através das cores.
Utilize cores nas paredes de sua casa e local de trabalho e usufrua dias mais produtivos ou mais relaxantes, dependendo de seu objetivo.
De preferência para tons pastéis nos quartos.
Pessoas agitadas e nervosas, devem ter seus quartos pintado em tons de verde, para se equilibrar ou em tons de azul para relaxar e se acalmar. Devem evitar cores como vermelho e laranja até mesmo nos detalhes.
Pessoas com desmotivadas, podem utilizar uma decoração com amarelo, laranja, vermelho e verde.
Efeitos Emocionais das Cores
As descrições que seguem são utilizadas no tratamento com cromoterapia e podem ser utilizadas na escolha de cores para decoração incluindo a pintura das paredes.
Vermelho: Estimula o Espírito, energia vital, força criadora, concentração, estimula a extroversão
Laranja: Otimismo mental, dá sensação de bem-estar, fortalece a energia sutil, traz tranqüilidade.
Amarelo: Essa é a cor da alegria. Estimulante nervoso, revitalizante, combate à melancolia e a depressão, estimula o intelecto.
Verde: A cor do equilíbrio. Alivio da insônia, acalma a cólera e a tensão nervosa, regenera a mente, equilibra as desordens emocionais e psíquicas, elimina medos e manias. Traz confiança.
Azul: A cor da Paz. Induz ao relaxamento, tranqüilidade, meditação, combate o egoísmo, favorece a intuição, abre o mental, harmoniza e energiza o mental e o espiritual.
Violeta/Lilás: Controle da irritação, da cólera, fobias, complexos e angústias, ciúme e nervosismo, acalma as emoções violentas.
Índigo/Anil: Estimulante dos sentidos, calmante, estimula a intuição, acalma o mental, estimula a circulação de energia sutil nos canais energético. Por ser uma cor muito forte para ser usada nas paredes de um ambiente, utilize-a apenas em uma parede ou em objetos decorativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário