Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

sábado, 18 de setembro de 2010

A fotografia Preto e Branco

Algumas fotos nascem para serem em P&B, assim como existem fotos feitas para serem coloridas. Agora não utilizamos mais “filmes coloridos” e “filmes preto e branco”, afinal com a fotografia digital fazemos isso direto na pós produção. E qual é o melhor método?
Lembre-se: nada do que está escrito aqui é regra absoluta, sempre vamos procurar saber onde devemos aplicar a regra e onde devemos ir totalmente contra.

Importante: quando transformar uma foto em preto e branco?

O “efeito” de um só tom na fotografia pode adicionar drama, sobriedade, profundidade ou mistério.
Dê uma passeada no orkut e você encontrará muitas fotos emo com todos os amiguinhos felizes no shopping em preto branco. Aí você descobre quando não utilizar o efeito. Nada contra emos, claro, mas esse simplesmente não é o momento de se usar preto e branco. É um preto e branco “sem necessidade”.
Untitled
Essa foto é essencialmente colorida. “Preto-e-branquear” vai fazê-la perder todo o encanto.

Preto e Branco “puro” e Preto e Branco “discreto”

Depois de transformarmos uma foto em escala de cinza podemos deixá-la puramente assim ou podemos recuperar um pouco das cores originais. Algumas fotos tem o impacto necessário quando estão inteiramente em P&B enquanto outras ficam muito mais bonitas se o efeito for mais discreto. Tudo depende do seu objetivo e do tipo de foto.

Nesta foto os tons originais estão discretamente presentes, deixando o P&B mais interessante.
Flá!
Já essa foto da amiga Flávia foi feita com P&B puro. Sem cores para distair percebemos de cara o olhar dela para a foto.

“Duotones”, tritones e quadtones

Às vezes olhamos fotos maravilhosas e pensamos: “Por que a minha foto P&B não fica assim?”. Pode ser que aquela foto não seja necessariamente preto e branco. Muitas vezes podemos utilizar outros tons (avermelhados, amarelados ou até tons mais frios) para criar um “P&B” que na realidade é um Duotone, Tritone ou Quadtone. Ou seja: ao invés de estar em “escala de cinza” a foto pode estar em “escala de PANTONE 7433 C” ou mais tons.
Veja abaixo a diferença entre um P&B “normal” e um com o efeito de Tritone aplicado. Viu como faz diferença?
Tritonehttp://www.dicasdefotografia.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário