Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

sábado, 14 de novembro de 2015

Afinal, como eu faço para meditar? Passo a passo. Como fazer.


Sobre meditação, bastaria dizer...

-Não tem que entender. Tem que sentir e estar presente.
Estar em silêncio.
Sem desejo, ou expectativa de chegar a algum lugar, ou de melhorar,  se consertar, ou se iluminar...
Sem participar dos conteúdos da mente, sem julgar. Ficar indiferente a eles.
Apenas ser e estar em si. Estar em seu centro. Sem atividade da mente. 

Simples! Sem esforço. Em um estado de não fazer.
Osho diz : “Onde a mente acaba, a meditação começa... Ela  esta lá, é sua natureza, não precisa ser conquistada, basta que seja lembrada. É você, é o seu ser.”

Mas...
Somos ocidentais, tão estranhos para nós mesmos. 
Precisamos de explicação, manual , dicas, evidências, estudos, porquês. Pelo menos por enquanto, é assim que funcionamos.

Então, comece assim.

O que é fundamental:
-Esteja presente e atento a si para não se perder em devaneios da mente. Pensamentos vão surgir o tempo todo, é normal, nossa mente é viciada em conteúdos, não brigue com eles ou tente forçar para não pensar, não acrescente ou participe do que vai surgindo. Apenas seja um espectador.
-Não crie expectativas, isto irá gerar ansiedade e tensões em sua mente.

Dificuldades que irão surgir:
Ao se tentar meditar, a primeira coisa que percebemos é o quanto não temos controle sobre nossos pensamentos. Nossa mente trabalha incessantemente, compulsivamente, alternando de um a outro pensamento, não desanime com isso, com a prática será mais possível que a mente se aquiete. Mesmo assim, cada dia será diferente, dependendo do seu estado emocional, portanto, dias melhores, outros piores acontecerão. Em qualquer situação, seja gentil com você, volte ao que você se propôs concentrar ou contemplar.

Dor nas costas, nos joelhos, coceira, cansaço... 
São outras possíveis distrações que podem ocorrer. Neste momento, apenas observe, não se envolva se entregando a elas ou tentando reprimi-las. Elas vão desaparecer se não alimenta-las, volte ao foco. Ajeite a postura se necessário.

Frustação por achar que não consegue meditar, só aumenta a ansiedade, se dê uma chance, seja paciente consigo , não crie expectativas. Apenas fique presente em si.

A meditação não deve ser encarada como mais uma das tarefas ou obrigações que temos no dia , pense como um momento seu, um exercício para se conectar com sua essência, e a oportunidade de não ter que pensar, ou resolver, ou fazer absolutamente nada, apenas estar, ser, estar presente com você.
Além de viciados em pensar , somos viciados em fazer, e muito das nossas crenças de como viver baseiam-se nisso, com nossa identidade e conhecimento de si baseado no que fazemos. Parar, não fazer nada, só observar confrontam e incomodam estes condicionamentos.



Como fazer:
Formas, ou tipos de meditação
Você pode escolher concentra-se em alguma destas opções:

-Observar sua respiração. 
Ficar atento ao ar que entra pelas narinas e expirar lentamente. Lembre-se , a respiração deve ser nasal. Ao equilibrar nossa respiração, equilibramos nossas emoções. Estabeleça um ritmo, pode começar inspirando em um tempo, e expirando o dobro deste tempo, dentro do confortável.

-Concentra-se em uma vela
Observar a chama, sem criar conteúdos mentais, só observar.

-Concentrar-se em um som ( o tic tac do relógio , um instrumento especifico de alguma música, por exemplo), um mantra , no OM.  Se quiser aqui disponibilizo OM -Audio em mp3 para meditar 

-Em uma mandala ou  visualizando alguma forma geométrica.

-Em um chakra

O importante é não se deixar levar por ideias que vão surgindo. A questão não é tentar não pensar e sim não se identificar com estes pensamentos. Deixe os ir como quem só observa  e volte ao foco.
Teste as várias opções acima e veja qual você se identifica mais. A partir dai, siga sempre com este mesmo foco. Este pequeno video é bem legal, segue o link: Meditação em 1 minuto (vídeo)

Frequência e tempo: 
-Aqui é mais importante manter a frequência do que tentar permanecer por muito tempo, então inicie com 2 minutos diário, lembre-se, o importante é criar o habito. Depois vá aumentando os minutos e a frequência para 2 vezes ao dia .
-Para manter a disciplina, determine qual horário é mais conveniente.
Uma dica, é associar a prática da meditação imediatamente após uma atividade rotineira especifica. Exemplo? após acordar, ou após escovar os dentes, ou antes da pausa para o café, enfim.
-Ter um timer facilita para não ficar preocupado com o tempo corrido.

Local: 
Sem dúvida,  podemos meditar em qualquer lugar, desde uma fila de banco até lavando louça, mas para criarmos um ritual, ter um local determinado ajuda muito.
Um canto, na medida do possível mais reservado, menos barulhento, com menos interferências seria o ideal.

Postura: 
-Mantenha a coluna ereta, facilita a fluência energética, além de diminuir a chance de ter sono. Se for difícil, considere apoiar as costas em uma parede. 
-É necessário estar confortável para evitar distrações ou perturbações, cuidado com rigidez . Mas não fique relaxado de mais, isto também poderia causar sonolência. 
-O ideal é sentar em uma postura firme, com as pernas cruzadas, pode-se apoiar em uma almofada. Há várias variações de lótus, de uma pesquisada. Se for difícil ainda, sente–se em uma cadeira, apoie os pés no chão e mantenha a coluna ereta. Mãos uma sobre a outra, apoiadas no colo. 
-Para maior interiorização, feche os olhos

Meditação e Yoga
Preparamos o corpo, com Posturas (asanas), para chegarmos ao momento da meditação mais interiorizado, mais confortável, com menos oscilação do corpo. 
Praticamos exercícios respiratórios (pranayama) para equilibrar emoções, manejar correntes energéticas para, após, na meditação, facilitar a presença em si mesmo.
Vivenciar estas técnicas, sem dúvida ,tornará a experiência meditativa mais eficiente .
Como montar sua prática de yoga. Comece já!


Efeitos da meditação. Por que meditar?
Faça porque ao superar nossos preconceitos e condicionamentos, você verá que é muito bom estar com você mesmo. Em um momento que a única coisa a fazer é Ser. É um instante único, privilegiado, que precisa ser conquistado. Invista. Você merece e precisa!


Fonte :http://www.yoganapratica.com.br/2013/08/afinal-como-eu-faco-para-meditar-passo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário