Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

sábado, 14 de novembro de 2015

10 Dicas para praticar Yoga em casa e manter a disciplina. (1˚ parte)


Observe: São sugestões, não um manual a ser seguido. 
A idéia é descomplicar, facilitar, “dar o start” para ter a prática do yoga em seu dia a dia, e não engessa-lo. 
Adote as dicas que sentir que vão lhe ajudar neste sentido.



1.    Não tenha expectativas .
A maioria das vezes não conseguimos iniciar uma prática em casa pois a idealizamos de mais. Imaginamos que devemos praticar por 1 hora para obtermos resultados , executar com perfeição as técnicas  ou repetir a aula tal qual a que aprendemos com instrutores. Na verdade, a importância e efeito esta em mantermos frequência na prática. Para tanto devemos iniciar com o tempo que for possível e com as técnicas que dominamos, “básicas” ou “avançadas”. Yoga é um caminho, é dia após dia. É principalmente atitude, presença, auto observação, posse e responsabilidade em ações e pensamentos enquanto praticamos.



2.    Proponha-se a Meditar
Reservar um tempo para se distanciar do mental viciado , compulsivo por pensamentos e condicionado para se perceber, meditar, afastar-se do rodamoinho causado pelo furacão  que nos mantem adormecidos de nós mesmos.

Comece nem que seja com 1 minuto, 1x ao dia. Após alguns dias, passe para 5 minutos e vá aumentando conforme você sinta que será possível manter.

Determine local, hora do dia . Crie um ritual para tal.
Ex: Acorde, tome banho, faça alguns asanas e sente-se para meditar.
Aqui a frequência e  constância é mais importante que o tempo da meditação. Tenha como objetivo meditar ao acordar e antes de dormir.

Há a necessidade de parar, de silenciar. Silenciar se em si mesmo para poder ascender nosso universo interior, entrar em contato com si mesmo e renovar.

Passar a atuar de acordo com o que realmente tem a ver com nossa essência, e não agir apenas no condicionamento social.

3.    Defina melhor horário e tempo real disponível.
Qual o período/ horário do dia, quantas vezes por semana, dias da semana e tempo disponível pra prática, mas seja flexível, nem sempre é possível manter a mesma rotina, prepare-se para outras possibilidades.


4.    Escolha um espaço
Observe que um ambiente amplo, cheio de EVAs, silencioso e com uma          iluminação adequada será difícil de conseguir em nossas casas cada vez menores e com tanta coisa e pessoas ao mesmo tempo, mas não se preocupe, não é isto o  essencial. Ter um canto , mesmo aquele que você tenha que arrastar um móvel para abrir um espaço suficiente para um mat, mas que seja sempre o mesmo, facilita para ter disciplina.



5.     É interessante adquirir um mat , além de amortecer seu corpo contra o  solo, funciona como um ambiente móvel para praticar em parques, viagens, praia... enfim.



6.     Inicie com asanas mais simples, para ir dominando a técnica de forma gradual e poder avançar sem risco de causar lesões ou mesmo desanimo em continuar por não conseguir executar



7.     Tenha sequências da prática pronta e treine por algumas semanas antes de iniciar nova sequência.



8.     Determine um tempo para cada Asana.


9.     Pense em praticar um tipo de pranayama especifico por mês, para sentir efeitos, interiorizar a técnica, sentir qual pranayama você prefere.


10. É melhor uma prática simples mas constante que outra muito elaborada, mas difícil de executar. Aliás, constância é fundamental, é preciso praticar para trilhar o caminho do yoga que é da libertação. Yoga é uma filosofia de vida prática, não se avança somente com teorias.


Fonte :http://www.yoganapratica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário