Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

sábado, 14 de novembro de 2015

11 Dicas para implementar técnicas do Yoga durante a rotina diária.


Estas dicas destinam-se a praticantes de yoga que já estão habituados e conhecem as técnicas de yoga. Aqui, não tive a intenção de descrever as técnicas, e sim formas de implementa-las durante a rotina diária .


1.     Se tem dificuldade em acordar, crie uma pequena prática  para fazer ainda deitado. Coloque poucos asanas, preferencialmente pensando em todos os movimentos da coluna. Desperte 10 minutos antes para executa-la. Encerre com um breve pranayama (respiratório) e uma rápida meditação.

2.     Antes de dormir, ou em caso de insônia, faça algumas respirações completas e ritmadas, continue com uma auto indução para relaxar. Use mentalizações. Observe seus pensamentos, crenças, tendências, idéias no automático. Veja Yoga ao acordar. Para praticar ainda na cama.

3.     Treine agnisâra e Uddiyana Bandha (trava do alto ventre) ainda na cama, associe pranayama.

4.     Em atividades corriqueiras, do dia a dia, pratique a presença, treine foco, abstraindo do que esta em volta. Faça como uma meditação.

5.     Em situações que você deva aguardar ou esperar, faça uma breve meditação, mesmo com olhos abertos. Pratique dharana (concentração) faça Trâtaka (fixar os olhos em um objeto ate os olhos lacrimejarem) ou
foque em sua respiração, inspire e expire observando a movimentação do ar em seu pulmão. Pratique pratyahara (abstração dos sentidos).

6.     Quando tomar banho, ou ir ao banheiro, faça Uddiyana Bandha , Ashvinî mudrâ ( contração repetida e exclusiva do assoalho pélvico) , Agnisara (movimentação do umbigo contra a coluna repetidas vezes) ou Naule (rotação abdominal).

7.     Experimente escovar os dentes em vrksâsana (postura da foto desta matéria )  pratique equilíbrio, foco e concentração.

8.     Ao acordar, faça Sûrya Bhedana, Inspiração pela narina direita, solar e expiração  pela esquerda, lunar. É considerado uma técnica estimulante. Ao dormir, faça o contrario, Candra Bhedana, respiração lunar, uma técnica calmante.

9.     No celular, programe alarmes a cada tempo que sua rotina permitir para pausas, espreguiçamentos, uma pequena série de asanas em que você movimenta toda a coluna, para pequenos períodos de meditação, para um pranayama, ou para executar naules.

10. Deixe um soro na pia do banheiro e faça Jala Neti (lavagem naso farîngea). Estabeleça frequência e rotina para executa-lo.

11. Pratique presença e observação dos sentidos nas refeições. Perceba, cheire, sinta os sabores atentamente. Proponha-se sair do automático.

Fonte :http://www.yoganapratica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário