Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

domingo, 30 de janeiro de 2011

O uso do monopé na fotografia


Estou assinando a revista Fotografe - Técnica & Prática, ela é muito interessante pois é bem didática e cheia de novidades. Um dos assuntos desta é sobre a utilidade monopé na fotografia. Reproduzi para vocês um pouco do assunto. Vejam abaixo.
O monopé fotográfico, similar ao tripé, é um acessório de sustentação utilizado para aumentar a estabilidade da uma câmera fotográfica, ele garante um enquadramento mais preciso, amplia a ação do estabilizador de imagens e ainda permite tomadas em ângulos bem ousados.
Um exemplo disso, são as panorâmicas bem do alto a mais de um metro acima do fotógrafo, dependendo da extensão da perna do acessório.
Uma das principais funções do monopé é substituir o tripé, quando possível.
Este acessório só não substitui o tripé na captura de imagens com longa exposição, mesmo assim, ele tem a vantagem de absorver o peso do equipamento e o tremor do fotógrafo no momento do disparo e garante a qualidade das fotos, quando apoiado, nas velocidades de 1/15s (com tele) e menores até 1/2 segundo com grande angular.
O monopé é um acessório quase essencial, simples, barato e fácil de usar.

2 comentários: