Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

domingo, 30 de janeiro de 2011

Aprenda Fotografia: Como fotografar shows?

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fundo davi fotógrafo
...
Cansado
de fotografar seu show favorito e se decepcionar com o resultado? Leia
estas dicas e sorria! Muitas coisas que estão fora do seu controle podem
tornar seus registros um desastre: as luzes do palco que não param de
piscar, um cabeçudo na sua frente, um marmanjo esbarrando na sua câmera,
o cantor que fica pra lá e pra cá e nem posa para suas fotos... Enfim,
são muitas as variáves. E agora? Quem poderá ajudá-lo?

Vamos começar com algumas dicas básicas que proporcionarão maior qualidade no
resultado final, clique em leia mais e siga em frente!
1. Saiba onde você vai estar
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Dê uma boa olhada no lugar (de preferência
pesquise antes) para ter uma ideia da dimensão. A platéia vai ficar de
pé ou sentada? Porque se for um show com cadeiras, por exemplo, talvez
você consiga se mover mais facilmente para pegar os melhores ângulos.
Fotos tiradas do meio da primeira fila não são nem de perto tão legais
ou tão emocionantes quanto as tiradas da frente, de trás e dentre a
multidão.


2. Prefira as
rapidinhas
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Dependendo do lugar o flash pode ter pouca
utilidade. Mesmo que você esteja perto o suficiente, pode ser
inconveniente usá-lo caso o show já não esteja iluminado. Neste caso, é
melhor contar com lentes rápidas para auxiliar na captura do movimento.
Elas permitem foco mais rápido e closes da ação. Do contrário, você é um
forte candidato a ter borrões no lugar dos artistas. =S

Uma boa pedida é uma lente 70-200mm f/2.8, que permite um ISO um pouco
menor, auxiliando a diminuir o ruído na imagem.



3. Não tenha medo do modo manual
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Pode parecer assustador nas primeiras vezes; mas
acredite, ele ajuda. O problema de utilizar o modo automático é o alto
contraste que a variação de luz pode causar. Por exemplo, essa foto
acima tem uma grande quantidade de preto. Se fosse tirada no modo de
exposição automático, tudo o que você teria seriam luzes e artistas
estourados, já que a câmera tenta compensar o preto (esse carinha da
direita seria o alvo mais provável, por estar de branco). Colocar a
câmera no modo manual permite maior controle principalmente quando a
iluminação mudar rapidamente.


4.
Use e abuse da medição spot
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Ela vai ajudar quando você quiser tirar fotos do
vocalista e dos membros da banda, pois essa função é utilizada para
medir a luz em áreas menores. No modo spot você tem maior controle da
exposição e pode fazer as compensações de acordo com a foto que você
quer tirar. Por exemplo, a maior parte dos shows tem grande quantidade
de escuridão - com focos de luz nos artistas - e se você utilizar o modo
geral a medição automática vai tentar compensar tudo isso estourando a
luz no objeto principal (no caso, seu ídolo).

Uma vez que você tiver essa medição (em ambiente de luzes de holofotes e
muita escuridão ao redor), fica mais fácil ajustar a velocidade do
obturador para compensar áreas mais escuras (como a do baterista, que
sempre fica escondido atrás do equipamento). Fique de olho nas
configurações para saber se tudo permanece sob controle.

Depois de aprender a configurar a velocidade do obturador e a abertura, essa
medição vai ficando menos importante conforme você for pegando o jeito
de perceber os efeitos e intensidades das diferentes luzes coloridas do
palco.


5. Confira o ISO
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O ISO pode ser um grande amigo nos shows em que
você estiver sem flash. Mas vai precisar fazer alguns testes para ver
quanto de ruído você pode suportar na sua foto. Saiba que brincar com o
ISO causa um impacto direto na velocidade do obturador (a maioria dos
shows são fotografados com uma baixa profundidade de campo para captar o
máximo de luz possível) e é importante combinar essa velocidade com a
ação.

Se o show tiver muita movimentação uma velocidade de obturador de 1/60 ou
mais será necessária para prevenir o excesso de borrões. Agora, se for um show mais calminho (daqueles que todo mundo fica sentado), você pode utilizar velocidades menores.
Embora a granulação possa ser um problema quando você usa um ISO maior que
400, ela também pode ser usada como uma vantagem. Usando um filtro do
Photoshop ou Lightroom, por exemplo, você pode mudar sua foto para preto
e branco e solucionar o problema. A foto acima foi tirada com um ISO
3200 e as luzes e o zoom contribuíram para formar uma cena mais escura
e... granulada. Depois de transformada em P&B, o resultado ficou bem
melhor. O que acha?


E aí? Tá esperando o quê para começar a praticar? 
retirado do site :http://www.davifotografo.com.br 

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