Quando você deseja realçar um objeto nada melhor que desfocar o fundo, pois o elemento principal ficará em destaque e a sua foto terá um efeito mais agradável. Neste caso você terá uma pouca profundidade de campo, e, do contrário, quando quer uma grande profundidade de campo, todos os objetos ficarão nítidos.
Tudo depende de como você quer que a sua foto saia. Para quem tem a maquina fotográfica DSLR (profissional ou semi profissional) existem três fatores que propiciam esse desfoque: a abertura da lente (quanto mais aberta, menor a profundidade de campo, maior o desfoque), a distância focal da lente (as teles tem menor profundidade de campo e portanto são mais propícias ao desfoque) e a distância entre o modelo e o fundo (quanto mais longe o fundo estiver do modelo, maior o desfoque).
Já numa máquina compacta, que geralmente não tem ajustes de abertura de diafragma, pode-se fazer o seguinte: colocar na função macro e tentar fotografar o mais perto possível do objeto principal, mantendo-o, é claro, dentro do enquadramento.
Veja abaixo a foto que tirei na qual me aproximei do objeto e usei o diafragma baixo, 5.6. O visual da foto ficou bem mais bonito que se tivessem todas as áreas nítidas.
F/5.6
Quando quero deixar vários elementos nítidos, por exemplo, na paisagem, é preciso uma grande profundidade de campo, podendo-se assim fechar o diafragma. Veja abaixo um exemplo.
F/14
Enfim, não existe uma regra básica e por isso, experimente, brinque e use a sua imaginação para focar e desfocar tudo o que quiser. Veja abaixo os meus experimentos.
F/4.5
Focado na frente (pé), desfocado atrás
F/5.6
Desfocado na frente (madeira), focado atrás
F/5.6
Focado na frente (madeira), desfocado atrás
F/5.0
Desfocado na frente (modelos), focado atrás
F/5.6
Desfocado na frente, focado atrás
http://soniabittencourt.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário