JPGE e Raw são dois formatos de arquivo. Nas máquinas DSLR existe essas duas opções, portanto listarei abaixo as vantagens e desvantagens de uma e outra.
O que é JPEG?
É um dos mais populares formatos de imagem utilizados para armazenamento e transmissão de imagens na Internet.
Vantagens:
- Permite às pessoas rapidamente transmitir (enviar ou receber) imagens através da Internet.
- Arquivo mais leve, pronto para ser usado (pois é um arquivo de imagem e não precisa ser processado pelo computador).
Desvantagens:
- Há perda de resolução e cor em relação ao que o sensor da câmera capturou no momento da foto.
- Quando as fotos sao manipuladas posteriormente, no photoshop, por exemplo, podem gerar perda de qualidade.
O que é RAW?
É a reprodução mais fiel do que foi capturado pela câmera, sem nenhum processamento (por isso é chamado de RAW, que significa “cru”).
Vantagens:
- O processamento será feito pelo computador, o que garante uma imagem mais acurada e te dá a flexibilidade para corrigir e manipular diversos aspectos como a exposição e a temperatura sem que a qualidade seja comprometida.
- Para quem gosta de trabalhar as fotos no computador, este modo é perfeito, porque nunca destrói a foto original. É como se você tivesse o negativo e fizesse várias experiências só que no modo digital isso é muito fácil, o arquivo raw fica gravado intacto e outro é gerado com as alterações que você fez.
Desvantagens:
- A foto em RAW é mais pesada (o tamanho do arquivo pode ser até 3 vezes maior do que o arquivo em JPEG), leva mais tempo para ser gravada na câmera (o tempo mínimo entre um disparo e outro aumenta) e precisa ser processada no computador (o que demanda tempo, além de um computador razoável, já que são arquivos pesados).
- Você terá que adquirir cartões de memória com um maior número de Gigabyte (GB).
Pelo pouco que descrevi deu para perceber que o Raw é mais vantajoso, eu inclusive já mudei para este formato, mas cabe a você experimentar os dois ficando a seu critério escolher o que irá satisfazer a sua necessidade naquele momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário