Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

quinta-feira, 3 de março de 2011

A Primeira Câmara Digital


Em dezembro de 1975, Steve Sasson teve uma brilhante idéia e inventou o que, décadas depois, revolucionaria o mercado da fotografia: câmara digital. Com lentes de filmadora Super 8 usada, e o equipamento necessário para gravar numa portátil fita digital, além de 16 baterias de niquel-cadmiun e conversor analógico/digital a partir de um voltímetro digital, tudo ligado a meia dúzia de placas de circuido, surgia a primeira câmara digital do mundo!

A câmara pesava 3,6 Kg, as imagens eram registadas com uma pobre gama de pretos e brancos. A definição também deixava muito a desejar, 100 linhas horizontais que é o equivalente a dizer 0.01 megapixels.

Era a primeira câmara que não usava filme para capturar as imagens, uma câmara que podia capturar imagens usando um CCD e digitalizar a cena capturada e armazenar as informações numa cassete padrão. Eram necessários 23 segundos para gravar a imagem digital à fita cassete. Para ver as imagens, era necessário retirar a fita cassete da câmara e colocar num dispositivo de reprodução.

O dispositivo de reprodução das fotos digitais (foto à direita) recebia os dados da fita, interpolava das 100 linhas capturadas para 400 linhas, e gerava sinal de vídeo no padrão NTSC, que era enviado à televisão comum!





fonte :blog o mundo da foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário