Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

quinta-feira, 3 de março de 2011

Analógica vs Digital


O assunto mais discutido hoje na fotografia, entre os profissionais, é se o equipamento analógico ou a máquina digital é melhor. A questão é complexa, mas não se trata de preferência. Existem sim, diversos factores a serem analisados. O mercado tenta empurrar a qualquer custo o equipamento digital, pois as grandes empresas estão ganhando dinheiro como nunca antes com a fotografia.

1) Qualidade
Este ponto, embora alguns teimosos insistem, não tem discussão. A máquina analógica tem uma qualidade muito superior a máquina digital. A máquina digital tem a tendência a achatar as imagens, eliminando a profundidade. Depois, devido à ainda existente limitação de megapixels, as fotos analógicas podem ser ampliadas para tamanhos muito maiores, sem perda de qualidade.

2) Preço
O preço das máquinas de ponta é equivalente, sendo que uma analógica dura para o resto da vida enquanto a digital fica ultrapassada em poucos anos (e quebra com mais facilidade). A vantagem no preço da digital é que não se gasta dinheiro com filmes e revelação.

3) Por segmento
Jornalismo - A máquina digital é a mais adequada, pois o foto-jornalismo requer agilidade. Hoje um jornalista tira uma foto no Sudão, manda-a por telemóvel para a redação no do jornal no Brasil, e em menos de uma hora a foto está publicada na versão online do jornal.

Publicidade - O cliente exigente prefere as máquinas analógicas, pois a qualidade é superior. O cliente com baixo orçamento prefere as máquinas digitais, pois não precisa pagar por filmes e revelação dos mesmos.

Moda - É o segmento onde a máquina analógica reina quase que absoluta. As grifes de renome dão valor absoluto à qualidade.

Banco de Imagens - Este segmento dá preferência a imagens analógicas, pois podem ser ampliadas para tamanhos maiores.

Arte - Artistas geralmente preferem a máquina analógica, pois é um processo de fotografia mais "puro". A fotografia digital é uma simulação do processo analógico e uma simulação nunca é o original.

Natureza - Fotógrafos de natureza preferem as máquinas digitais, pois podem experimentar diferentes situações de luz ao longo do dia. No equipamento analógico, precisariam trocar o filme diversas vezes ou usar três máquinas ao mesmo tempo, enquanto no equipamento digital é possível adaptar as diferentes condições de luz com o apertar de um botão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário