Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

sábado, 2 de outubro de 2010

Cuidados com seu cartão de memória


Nada mais frustrante com toda esta tecnologia das novas câmeras digitais do que perder fotos por conta de problemas com algo tão banal quanto um cartão de memória.
Defeito de fabricação, vida útil, falta de manuseio e armazenamento adequados e até mesmo falta de planejamento, tudo concorre para a eminência de um desastre.
Alguns problemas não dependem do fotógrafo e nem sequer podem ser evitados (defeitos de fabricação, por exemplo), enquanto outros dependem apenas do fotógrafo para ocorrerem. É sobre esta última categoria de problemas que vamos falar.
Cuidado com os contatos eletrônicos
Os contatos eletrônicos do cartão de memória são sua parte fraca. Se forem danificados ou mesmo ficarem sujos, teremos dificuldades de leitura e arquivos corrompidos. Evite tocar os contatos diretamente com os dedos, sempre armazene seus cartões na embalagem original ou em um porta-cartão limpo, distante de umidade, calor ou qualquer outro meio/condição adverso.
Fique de olho na gravação
Jamais remova o cartão da câmera enquanto esta estiver gravando arquivos. A remoção do cartão nestas condições fatalmente comprometerá o arquivo sendo gravado. Pode, além disto, danificar todo o sistema de arquivos do cartão, corrompendo consigo outras imagens.
Fique de olho na carga da bateria
Tome cuidado com suas baterias. Não deixe-as descarregar completamente com a câmera em uso, o que equivale a retirar o cartão no meio da gravação.
Ao invés de excluir, formate
Crie o hábito de, após descarregar suas imagems, formatar o cartão para nova utilização. Isto é melhor do que simplesmente excluir as imagens presentes no cartão. Ao formatar, estará reiniciando o sistema de arquivos a uma condição ideal de operação.
Escolha cartões menores
Evite comprar cartões de memória de grandes capacidades. Ao invés de adquirir um único cartão de 16GB, dê preferência a dois cartões de 8GBs cada, ou mesmo quatro cartões de 4GBs cada. No caso de um acidente com um dos cartões, terá grandes chances de preservar as imagens presentes nos demais cartões.
Faça rodízio entre cartões
Adquira ao menos dois cartões de memória, numere-os com uma caneta ou pequena etiqueta adesiva e faça rodízio entre eles, ora utilizando um, ora utilizando outro. Isto distribui a carga de trabalho entre eles e extende sua vida útil, contribuindo para evitar a ocorrência de um desastre.
E por fim…
Compre cartões em locais confiáveis! :)
(Texto retirado do site FOTOZINE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário