Embora esse conceito possa ser utilizado em qualquer tipo de foto é na fotografia de silhuetas que ele se mostra totalmente (pois vira praticamente o único conceito utilizado, sem distrações). Fotografando assuntos em forma de silhueta damos total atenção à forma. E quando a forma diz alguma coisa, a foto fica linda e agradável.
Como criar silhuetas
O segredo é na realidade muito simples: você vai encher o fundo de luz e o seu assunto ficará totalmente no breu. Dá para fazer isso com luz natural – fotografando contra o sol, por exemplo – ou “artificialmente” – apontando o seu flash ou fonte de luz para o fundo. Lembrando que o seu assunto deve estar em uma posição que valorize sua forma – não adianta fazer uma foto de gestante com ela de frente, por exemplo.Abaixo um exemplo de uso da luz natural. Lembre-se que o neste caso o flash é totalmente dispensado, pois não queremos luz no assunto:
Abaixo um exemplo de uso da luz artificial, apontando para o fundo. Você pode usar uma ou mais fontes de luz dependendo do efeito desejado. Também pode direcionar a luz para que o resultado seja um efeito como esse, de degradê:
Se você quiser pode ir além e adicionar efeitos à sua foto de silhueta: adicionando mais uma fonte de luz para iluminar os contornos (vindo de trás e apontando para o assunto) ou criar a própria silhueta só com contornos de uma fonte de luz!
Uso de luz para criar um contorno na silhueta:
Uso de luz para criar somente um contorno que formará a silhueta:
Como pode ver existem várias possibilidades para trabalhar a forma usando silhuetas. Tem dúvidas sobre a técnica? Comente! Tem fotos usando esse tipo de iluminação? Mande lá no nosso grupo no Flickr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário