Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pequeno glossário da fotografia digital


Preparamos um pequeno glossário para ajudá-lo a decodificar o jargão fotográfico. Esperamos que seja útil.
Por Mario Amaya

Autofoco – Sistema eletrônico pelo qual a câmera detecta sozinha o ponto focal da imagem, ajustando a posição da lente por meio de um motor elétrico embutido. Surgiu em máquinas de filme entre os anos 70 e 80. Hoje, é item de série em qualquer câmera digital.
Balanço do branco (white balance) – Ajuste da câmera para que ela capture corretamente as cores dos objetos sob fontes de luz de diversos tipos, evitando que a foto fique com coloração indevida. Normalmente é automático, mas as câmeras mais avançadas também permitem que seja feito manualmente.
Bokeh (do japonês; pronúncia “bokê”) – Pontos e círculos de luz nas áreas desfocadas de uma foto, obtidas quando a lente está em macro, tele ou com a abertura bem larga.
Compensação de exposição  – Ajuste manual para que a câmera exponha mais ou menos a foto, clareando ou escurecendo o resultado geral. Serve para compensar certas situações de contraste extremo, em que os tons claros saem “estourados” ou “lavados”, ou as sombras saem escuras e sem detalhes.
Contraste – Separação entre os tons mais claros e os mais escuros da imagem. As digitais amadoras tendem a exagerar no contraste. Deixe no mínimo, se tiver ajuste na câmera, e mude no computador apenas quando absolutamente necessário.
Composição – Disposição dos elementos da cena dentro do enquadramento da foto. Fotógrafos amadores e leigos, em geral, tendem a simplesmente centralizar o assunto e ignorar os seus arredores. Um fotógrafo com o olho treinado tenta “colocar” todos os elementos da cena em posições harmoniosas entre si. Muitas câmeras exibem linhas no LCD que dividem a imagem em terços horizontais e verticais, a fim de auxiliar na composição.
Enquadramento – Definição do quanto da cena fotografada será registrado na imagem fotográfica. Com a prática, o fotógrafo “visualiza” mentalmente o que pretende incluir na composição, e então faz o enquadramento utilizando o visor da câmera. O que você vê a olho nu, sem os limites do enquadramento, é muito diferente do que a câmera vê. O truque é aprender a imaginar a cena como ela será vista pela câmera. Isso só vem com o treino constante.
Flash – Fonte de luz auxiliar utilizada para iluminar a cena durante a captura da foto em situações de pouca luz. As máquinas compactas sempre têm um flash embutido para compensar sua pouca sensibilidade luminosa em cenas noturnas, dentro de bares etc. A programação da câmera determina quando ela deve usar o flash e em qual intensidade. O flash embutido fica muito próximo à lente, o que causa um reflexo dentro dos olhos das pessoas retratadas, resultando no “olho vermelho”. O problema pode ser retocado, mas o melhor é usar um flash externo separado ou luz contínua, sempre que possível.
Fill flash ou flash de enchimento – Quando o flash é usado para preencher os detalhes das sombras em situações de iluminação direta muito forte, como sol a pino.
Foco fixo ou focus-free – Lente muito simples, utilizada em webcams e nos primeiros celulares com câmera. É uma grande-angular com abertura bem estreita, que não tem muita nitidez, mas dispensa um mecanismo de foco.
Grande-angular ou wide angle – Objetiva de distância focal curta, que abrange um campo de visão largo, permitindo capturar grande parte de uma cena em uma tomada.
Ingestão  – Processo de transferir as fotos digitais para dentro do PC. É o equivalente digital da revelação do filme. Muitas câmeras vêm com softwares próprios de ingestão.
Lente ou objetiva – Conjunto óptico que capta a luz da cena e a dirige até o sensor ou filme. É formada por certa quantidade de “elementos”, peças polidas de vidro e cristal com variadas curvaturas e propriedades ópticas. Uma porção desses elementos é movida dentro da lente para obter o foco.
JPG – Formato de arquivo de imagem utilizado para praticamente tudo o que envolve fotos, desde web sites até revistas. É o formato de imagem produzido por todas as câmeras amadoras. Tem alguma perda de qualidade em relação ao que foi originalmente capturado pelo sensor.
Normal – Objetiva que possui um campo de visão considerado natural em relação à visão humana. Quando a objetiva é mais curta que a normal, é chamada de grande-angular; quando mais longa, é uma teleobjetiva. Tradicionalmente, a lente de 50 mm é considerada a normal em câmeras de filme de 35 mm. Em uma digital, o mesmo ângulo é obtido por uma lente mais curta. Na maioria das SLRs digitais, a normal está entre 30 e 35 mm. Numa compacta digital, é algo em torno de 10 a 13 mm.
Objetiva - Ver Lente.
Profundidade de campo – Extensão da área em foco dentro da foto. Câmeras amadoras compactas tentam deixar o máximo possível da cena em foco. Mas há alguns macetes para conseguir uma profundidade de campo encurtada, produzindo um belo desfoque e efeitos de bokeh na frente e atrás do sujeito.
RAW – Formato de arquivo de foto digital que é o equivalente eletrônico do negativo, preservando toda a informação capturada pelo sensor. Um fotógrafo profissional captura e processa a imagem em RAW para extrair mais detalhe visual do que é retido pelo arquivo JPG. Os arquivos RAW são muito maiores que os JPG e exigem mais memória.
Saturação – Intensidade das cores na imagem. As digitais amadoras tendem a exagerar um pouco na saturação, mas normalmente há um controle manual nos menus para acertar a seu gosto.
Sensor de imagem – Um tipo de chip eletrônico em que a imagem é focalizada pela lente para ser capturada. É o substituto do filme dentro da câmera digital. Existem dois tipos principais de tecnologias de sensores concorrendo no mercado: CCD e CMOS. As câmeras profissionais tendem ao CMOS, enquanto as amadoras usam CCD.

Sharpening – Controle de nitidez, efeito digital que aumenta o contraste entre os pixels vizinhos para destacar os detalhes finos da foto. Normalmente, é ajustável na câmera. Como o efeito não pode ser revertido e pode degradar a imagem, deixe-o ajustado no mínimo na câmera e aplique-o no computador apenas quando realmente necessário.
Teleobjetiva – Objetiva de distância focal longa, que abrange um campo de visão estreito, podendo enquadrar objetos distantes.
Tratamento – Ajustes, efeitos e retoques na foto digital. Normalmente, ocorre em um programa dentro do PC, como o Photoshop ou o Lightroom. Mas algumas câmeras também podem realizar modificações diretas na imagem, como remoção de olhos vermelhos, conversão para sépia e adição de molduras.
Zoom – Objetiva que permite variar o comprimento focal. As compactas, geralmente, têm lentes zoom que cobrem a gama entre a grande-angular e a teleobjetiva média, com a normal a meio caminho.
Wide Angle - Ver Grande Angular.
http://www.revistawindowsvista.com.br/node/1230

Nenhum comentário:

Postar um comentário