Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Olhar Fotográfico


  A fotografia é um meio que permite a aproximação ao mundo, ao outro, ao mundo do outro, ao mundo de um mesmo no mundo do outro. Nesta aproximaçao se cria o lugar onde  toma forma a identidade; identidade alheia, a do objeto fotografado e a identidade própria, a do fotógrafo.   A fotografia, através de sua aproximação ao mundo, cria esse espaço onde cabe a interrogação; interrogação aquela que provoca a alteridade; essa alteridade indispensável ao conhecimento; conhecimento do outro, conhecimento de um mesmo, conhecimento do outro em um mesmo e de um mesmo dentro do outro. 
O significado da aproximação  fotográfica não reside tanto na originalidade do objeto fotografado, tampouco na genialidade do fotógrafo, mais sim na relação que se estabelece entre um e o outro e,  muito mais além, com o  olho terceiro, o que olhará mais tarde as fotografias.
Relação  implica interação e interação supõe influencias mútuas  após  o  descobrir-se e o definir- se nas diferenças. Por outro lado a fotografia tampouco busca  uma aproximação como objetivo de dissolver-se na fusão,  é mais uma aproximação que mantenha a distância,  acentue  e respeite as diferenças,  de um e de outro.  A fotogorafia é,  pois, um meio  que através  da aproximação ao mundo, estende  pontes  e laços  comunicativos. Para isso utiliza antes o olhar  e  a imagem.
Não  se trata de um olhar neutro e inocente; o fragmento do real selecionado e organizado é o resultado e a projeção de toda a trajetória e memória do fotógrafo. Não é tampouco um olhar contaminado, o fotógrafo  não  perdeu  a pureza do sentir, pelo contrário ,   é um olhar primal ; aquele  que se remete  constantemente às origens; aquele  que permite,  justamente,  um estranhar permanente  diante do acontecer da vida,  um questionar-se sobre as coisas do mundo. Nada está dado de antemão, nada é uma  banalidade, nada responde  a uma  ordem predeterminada  ou divina. Tudo pode ser objeto da dúvida e por extensão pode ser fotografável...  
  delante    http://gilmarsimoes.webcindario.com/portugues/olhar fotografico

Nenhum comentário:

Postar um comentário