Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

sábado, 14 de janeiro de 2012

4 exercícios para treinar a observação

  
topo.jpg
A maior qualidade de um talentoso fotógrafo não é o tanto de conhecimento que possui, ou o valioso equipamento que tem. O talentoso fotógrafo possui uma qualidade que vem com o tempo e com muita prática, é a observação. É essa qualidade que diferecia o bom fotógrafo do péssimo fotógrafo. 

É a observação que irá definir o trabalho do fotógrafo. Claro, que junto disso vem a carga de conhecimento e a qualidade do equipamento. A vontade de contar histórias em suas fotografias e compor belas cenas depende da observação e ação criativa do fotógrafo. 

 Mas como desenvolver essa qualidade? Como trabalhar o poder de observação na fotografia? É preciso muito tempo prático e esforços da parte do fotógrafo. Além disso, é preciso dedicação, foco e para ajudar os iniciantes, 4 exercícios básicos para trabalhar a observação. 
  1 - Analisar  

01_.jpg

Tudo começa com uma boa análise do que irá ser fotografado. A análise de um objeto começa com a observação da textura, das cores, do relevo, das curvas e outros detalhes que compõem o objeto. É nesta observação que fotógrafo pode já ir pensando nas futuras composições.

  2 – Novas perspectivas  

03.jpg

Depois de analisar o que vai ser fotografado, o próximo passo é escolher a melhor perspectiva. É na perspectiva que o fotógrafo consegue transmitir e fazer o laço de comunicação com o espectador.
 
Fotografe em diferentes ângulos e distâncias focais.  Esse simples exercício vai desafiar sua capacidade de olhar além da câmera e observar o que nunca viu antes.
 
  3 – Avaliar os locais  

02.jpg

Antes de uma sessão fotográfica tire um tempo para avaliar uma paisagem, além de observar as condições climáticas. Uma avaliação rápida dos elementos que formam a cena irão te ajudar na hora de compor uma fotografia. Já com as paisagens urbanas você terá que se preocupar também com o excesso de elementos, cuidando assim para que não haja poluição visual na sua foto. 

  4 – Fotografar sem ter câmera  

04.jpg

Quando você cresce dentro de um carro, é fácil você se tornar um artista, pois você vê o mundo através de uma moldura, que é a janela do carro. Era assim que você via o mundo.” Annie Leibovitz já fotografava antes mesmo de ter câmera. 

É mesmo sem ter uma câmera que um futuro fotógrafo já começa a dar seus primeiros passos na fotografia. Nesses fotografar sem câmera que a admiração pela fotografia cresce e junto com ele a observação. Essas habilidades de observações irão lhe permitir combinar elementos que estão a sua disposição, organiza-los de uma forma que se construia uma narrativa na imagem e assim evoluir seu trabalho.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário