Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Betty Mae Page





    Modelo norte-americana, tornou-se famosa na década de 1950 por fotos de temática pin-up e fetichista. Ficou conhecida como "Rainha das Pin-ups" e pelo seu visual, cuja marca registrada eram os cabelos pretos lustrosos e uma franja arredondada , que influenciaram e influenciam dezenas de artistas até hoje.



    Segunda de seis filhos de Walter Roy Page e a Edna Mae Pirtle. A família vivia em condições financeiras precárias e não se mantinha por muito tempo em um mesmo lugar. Com a queda da bolsa em 1929 a situação piorou. Os pais se divorciaram em 1932. No ano anterior, Walter havia sido preso por alcoolismo e desordem. Edna Pirtle se estabeleceu em dois empregos enviou Bettie e duas de suas irmãs para um orfanato por um ano. Aos quinze anos de idade, Bettie fora violentada pelo próprio pai, quando este havia voltado a morar com a família. Mesmo criança Bettie teve grandes responsabilidades e aprendeu a tomar suas próprias decisões.



    Entre o coro da igreja e o salão de beleza que sua mãe trabalhava, Bettie ocupava seu tempo com a costura. Ela foi considerada uma estudante excepcional, mostrou sempre interesse pelo cinema e pela vida de modelo. Coordenou o grupo de arte dramática e se formou bacharel em Artes no ''Peabody College'' em 1943. No mesmo ano, casou-se com Billy Neal e mudaram-se para São Francisco.




    Em São Francisco teve seu primeiro trabalho como modelo. Ainda com Neal, viajou para o Taiti, onde conheceu um mundo exótico. Com cinco anos de casada, divorciou-se de Neal e mudou-se novamente, desta vez para Nova Iorque. Em Coney Island conheceu o policial Jerry Tibbs, por volta de 1950. Tibbs era fotógrafo amador, ele foi o criador da "pin-up" Bettie. Foi ele que disse a Bettie que sua testa era larga demais para usar o cabelo partido ao meio, fazendo com que ela usasse a famosa franja.
Bettie investiu também no mundo da moda, criou seus maiôs e biquiinis e a tanga clássica de oncinha.




    Mas apenas os fotógrafos Irving Klaw e Bunny Yeager imortalizariam a pin-up Bettie Page, que largou a careira de secretária pela vida de modelo.Quando resolveu posar para Klaw aceitou o contrato dele, o qual afirmava que o pagamento só seria disponível mediante poses com bondage.
O então presidente do Senado Carey Estes Kefauver, que foi contra as fotografias de Irving Klaw, pela apologia ao sadomasoquismo, requisitou Bettie a depor. 



Foram várias publicações na época o que fez com que Bettie fosse ainda mais conhecida, e em janeiro de 1955 foi capa da Playboy e no mesmo ano recebeu das mãos de Hugh Hefner o título de "A Miss Pin-Up Girl do Mundo". Hefner foi um dos maiores benfeitores de Bettie até o final de sua vida.
    

Foto: Playboy 1955 


    Em 1958 Bettie Page casou-se novamente. Desapareceu da vida pública sem uma razão definida. Alguns, culpam o caso Kefauver X Klaw; outros, atribuem ao casamento com Walterson. O que sabemos é que após seu casamento com Walterson, Bettie tornou-se numa religiosa devota, deixando um ícone pra história.
.

Pra quem é fã e até pra quem não conhece, foi feito um filme com a sua história de vida. Vale muito a pena assistir, eu vi amei. Mas é uma pena saber que uma moça tão alegre e bonita sofreu tanto na vida. O nome do filme: The notorious Bettie Page, e quem fez seu papel foi a atriz Gretchen Mol, e você ficar impressionada com o talento dela! 

                                                              
Quer ver Bettie em ação? Segue um vídeo dela dançando.

Sua última entrevista foi em 1962.
Betty influenciou um estilo hoje chamado de Rockabetty.
Existe uma marca de roupas e lingerie em sua homenagem.
Nasceu: 22 de abril de 1923.
Faleceu aos 85 anos, em 11 de dezembro de 2008.

Fonte :
http://meusonhovintage.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário