Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A fotógrafa desconhecida- Vivian Maier

 Imagine o seguinte: A fotógrafa de rua mais importante dos séculos 1920/50 era uma babá que  nunca mostrou uma única de suas fotografias a ninguém. Décadas mais tarde, em 2007, umagente imobiliário de Chicago chamado John Maloof amante de história, comprou uma caixa nunca aberta por US $ 380 em um leilão local, onde continha  negativos de filmes não revelados de um desconhecido fotógrafo "amador".
    John começou então a vasculhar a caixa e a desenvolver sua nova coleção de fotografias, cerca de 100.000 negativos no total, que haviam sido abandonados em um armário em Chicago, antes de eles acabarem na casa de leilões perto de sua casa. Então John fascinado resolveu embarcar em uma jornada para descobrir quem estava por trás das fotografias e logo descobriu seu nome: Vivian Maier.

     John começou a procurar sobre ela, e antes mesmo que pudesse acha-la John encontrou seu obituário na Tribuna de Chicago em 2009. Descobrindo então que Vivian escorregou no gelo no inverno anterior, sofrendo um ferimento na cabeça que nunca se recuperou totalmente, falecendo aos 83 anos.
     Desde então, o trabalho desta mulher incrivelmente talentosa e misteriosa abalou o mundo da arte, recebendo a atenção da mídia internacional, indo parar em exposições em todo o mundo, incluindo Londres, Nova York, Los Angeles, Chiago, Hamburgo e Oslo.

     Agora, o cara que comprou a caixa de negativos em um leilão fez um filme/documentário sobre a incrível descoberta de um talento perdido, e o caminho que fez para encontrar Vivian Maier.

     O filme tem lançamento previsto para algum momento deste ano (2013). Assista ao trailer abaixo e fique se imaginando no lugar dele ao descobrir tal coisa:


Você vai ter que esperar para o lançamento do filme para responder às perguntas que provavelmente agora queimam em seu cérebro, embora muitos detalhes sobre a vida de Vivian ainda permanecem desconhecidos, o que provavelmente era o que ela queria. John conseguiu informações como: Vivian nasceu em Nova York e cresceu em algum lugar na França (localização exata desconhecida) curiosamente, os registros mostram que uma jovem chamada Vivian Maier e sua mãe, viviam com Jeanne J. Bertrand há tempos, um pioneiro da fotografia francesa que conhecia o fundador do Museu Whitney de Arte Americana. O que leva a crer que Vivian desenvolveu seus talentos secretos, graças a Jeanne Bertrand, ou não.

     E no entanto, ela permaneceu totalmente desconhecida.
     Em 1951, Vivian mudou-se para Nova York aos 25 anos e trabalhou em uma loja até ela se tornar uma babá pelos próximos 40 anos. Quando ela tinha dias de folga iria andar pelas ruas de Chicago ou de Nova York, na maioria das vezes usando a câmera Rollieflex. Fotografando tudo e todos,  desde civis bem vestidos até moradores de rua e a si mesma.

     A história de Vivian é inspiradora, em um clima moderno e de celebridades, é tão raro ouvir falar de alguém que não estava fazendo isso por dinheiro ou fama. Para Vivian era apenas sobre a sua curiosidade, seu amor por sua cidade, seu olhar, e a emoção de tirar uma foto.

Bem, o que dizer dessas fotos e dessa história? Eu estou simplesmente apaixonada!

Imagens de Vivian Maier coleção de John Maloof. - Fonte: MessyNessyChic
Fonte :http://meusonhovintage.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário