Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

sábado, 24 de julho de 2010

Como fazer montagens perfeitas

Como fazer montagens perfeitas

Como fazer montagens perfeitas

Certo. Uma das coisas mais legais de brincar no photoshop, além de tirar aquelas malditas espinhas que cismam em aparecer quando o flash é disparado, são as montagens! Mesmo que seja só de brincadeira, para zoar alguém ou até mesmo para treinar seus dotes enganophotoshopísticos de manipulação de imagens, ou ainda para um futuro (ou presente) profissional. Independente do motivo, o que importa é um resultado convincente (como nesta imagem acima, dá para imaginar que é uma montagem?) e, para isso, precisamos prestar atenção a alguns detalhes importantes. Quer saber quais são? Então acompanhe nossas dicas em MAIS. ;)

O Photoshop é, sem dúvida, o programa queridinho na hora de se falar em imagens mas, mais do que isso, ele é a ferramenta correta para se trabalhar nestes casos. Então, ao trabalho!

O primeiro passo para um resultado convincente é que as imagens que escolher para sua composição devem ser bem reais, ou seja, elas precisam parecer uma fotografia de verdade e também devem ter alguma semelhança entre si (para dimunuir as dúvidas se a imagem é de verdade ou de mentirinha). Por exemplo, aqui temos um rapaz com roupa de frio e uma imagem aparentemente de algum lugar frio. Pronto! São semelhantes e a posição do rapaz se encaixa no contexto da outra foto. Viu? Não é tão difícil.

Ok. Para começar, vamos utilizar apenas duas fotos para treinarmos. Ah! Fotografias de corpo inteiro são um pouco mais fáceis de se fazer montagens pois podemos manipular com mais precisão a perspectiva em relação ao fundo.

Agora, uma coisa de extrema importância - e um tanto óbvia depois que a gente se dá conta disso - é deixar as duas fotos com a mesma coloração e iluminação. Esse é o grande segredo de uma montagem perfeita. Mas para facilitar o seu trabalho, é interessante que você já procure fotos que sejam compatíveis nestes termos. ;)

Bom, após recortar o modelo (com a "pen tool" - caneta - ou alguma ferramenta de lasso, por exemplo), posicione-o no ambiente tomando cuidado com as proporções. Então vamos aos ajustes:

Primeiro definimos de onde virá a luz, no caso, o rosto do rapaz está mais iluminado então o resto do ambiente deve acompanhar isto. Note que as duas fotos já são bem compatíveis, pois o fundo não tem predominância de luz partindo de nenhum lugar, o que vai facilitar bastante o trabalho (e você, com certeza vai preferir isso! =D)

Ao desaturar (Imagem> Ajustes> Desaturar) as duas imagens, deixamos ambas com a mesma "cara". Também foi feita uma redução da saturação em -44. O resultado é esse aqui (já dá pra enganar que os dois estão realmente no mesmo lugar, né?):

Agora, para criar um efeito legal, vamos escurecer o fundo (aqui foram utilizadas as "curvas", mas você pode fazer do seu jeito também) para deixar o modelo mais evidente - o que também diminui a percepção do corte em volta da imagem do rapaz. Uhu!

Para brincar com a luz, utilize o "gradiente radial" em uma nova camada, como máscara e o posicione como preferir. Neste caso, posicionamos do lado esquerdo do fundo para dar a impressão de que o sol está batendo ali - pois já definimos anteriormente de onde viria a luz.

O resultado é sutil, mas compare com a imagem anterior e notará a diferença. Depois disso, mais alguns ajustes de brilho e contraste e ainda precisamos ajustar as sombras.

Selecione a camada do modelo com o control e crie uma nova, pintando de preto. Utilize o "blur" numa intensidade moderada para causar o efeito nebuloso. Agora é só posicionar a sombra atrás do modelo e cuidar da perspectiva utilizando a "transformação livre" (atalho: ctrl+t).

Para finalizar, utilize a propriedade de camada "soft light" ou "multiply" e aumente a transparência da sombra - para ficar mais real. Aqui deixamos em 54%. Ah! Também pinte um pouco de sombra onde os pés dele tocam o chão:

Certo. Finalizamos a parte das sombras mas ainda precisamos de pequenos ajustes na iluminação (ah, sim, Photoshop exige muita paciência e perseverança se você se preocupar com um resultado redondo).

Precisamos deixar a parte superior do modelo mais clara (onde bate a luz) e a inferior mais escura. Para isso, duplique a camada dele e, em uma clareie-o com o "brilho e contraste" (aqui foi utilizado o brilho em 65) e utilize a máscara e o "gradiente linear" para deixar visível apenas a parte superior. O mesmo processo, só que escurecendo, você faz e deixa visível na parte inferior. Ufa!

Como já dissemos aqui: os detalhes fazem toda a diferença. Então vamos dar a sensação de foco em nossa composição. Para isso, crie uma nova camada e, com o "gradiente radial", damos o foco na área principal - com um grande círculo. Depois, ajuste o modo da camada em "soft light", com opacidade de 80%. O resultado é lindo *_*:

Pronto! Você já está craque em brincar de luz e sombra. Agora você pode se divertir à vontade com as cores e criar o efeito que achar conveniente. Veja alguns resultados que podem ser obtidos através da montagem que acabamos de ver:

Magnífico! Além de super profissional.

Lembre-se que o Photoshop tem vários caminhos para chegar a resultados iguais (ou semelhantes). Isso que acabamos de contar é um jeito de fazer as coisas, talvez você conheça outras formas. O importante é pegar a essência dos detalhes de iluminação e cor para obter resultados mais precisos. Agora é só arrasar! E não esqueça de mostrar o resultado pra gente! o/ [Abduzeedo]


14:54 - 22 de Julho de 2009
Enviado por Tassia Dias
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