Ao desenhar, a criança conta sua história, seus pensamentos,
suas fantasias, seus medos, suas alegrias, suas tristezas.
No ato de desenhar, a criança age e interage com o meio,
seu corpo inteiro se envolve na ação, traduzida em marcas
que a mesma produz, se transportando para o desenho, modificando
e se modificando. Através do desenho, conta o que de melhor lhe
aconteceu, demonstrando, relembrando e dominando a situação.
suas fantasias, seus medos, suas alegrias, suas tristezas.
No ato de desenhar, a criança age e interage com o meio,
seu corpo inteiro se envolve na ação, traduzida em marcas
que a mesma produz, se transportando para o desenho, modificando
e se modificando. Através do desenho, conta o que de melhor lhe
aconteceu, demonstrando, relembrando e dominando a situação.
O conhecimento das etapas evolutivas do desenho infantil fornece ao
educador mais um instrumento para compreender as crianças.
Somando esse conhecimento à análise constante dos seus trabalhos e
considerando sempre o significado mais profundo do ato de desenhar
como expressão de idéias e sentimentos, o educador poderá orientar
suas ações pedagógicas relacionadas às atividades de desenho
elaborando propostas de trabalho que incorporem as atividades
artísticas, as quais não precisam ser espontâneas das crianças.
O fato de ser escolhida pelo educador não tornará essa atividade
expressiva.
educador mais um instrumento para compreender as crianças.
Somando esse conhecimento à análise constante dos seus trabalhos e
considerando sempre o significado mais profundo do ato de desenhar
como expressão de idéias e sentimentos, o educador poderá orientar
suas ações pedagógicas relacionadas às atividades de desenho
elaborando propostas de trabalho que incorporem as atividades
artísticas, as quais não precisam ser espontâneas das crianças.
O fato de ser escolhida pelo educador não tornará essa atividade
expressiva.
Interpretando os desenhos
Posição do desenho – Todo desenho na parte superior do papel,
está relacionado com a cabeça, o intelecto, a imaginação, a curiosidade
e o desejo de descobrir coisas novas. A parte inferior do papel nos
informa sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança.
O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado,
enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro do
papel, representa o momento atual.
está relacionado com a cabeça, o intelecto, a imaginação, a curiosidade
e o desejo de descobrir coisas novas. A parte inferior do papel nos
informa sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança.
O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado,
enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro do
papel, representa o momento atual.
Dimensões do desenho - Os desenhos com formas grandes mostram
certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas
por crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se
expressar. Podem também sugerir uma criança reflexiva, ou com falta
de confiança.
certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas
por crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se
expressar. Podem também sugerir uma criança reflexiva, ou com falta
de confiança.
Traços do desenho - Os contínuos, sem interrupções, parecem
denotar um espírito dócil, enquanto o apagado ou falhado, pode revelar
uma criança um pouco insegura e impulsiva.
denotar um espírito dócil, enquanto o apagado ou falhado, pode revelar
uma criança um pouco insegura e impulsiva.
A pressão do desenho - Uma boa pressão indica entusiasmo e vontade
. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá,
enquanto as mais superficiais demonstra falta de vontade ou fadiga
física.
. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá,
enquanto as mais superficiais demonstra falta de vontade ou fadiga
física.
As cores do desenho – O vermelho representa a vida, o ardor, o ativo;
o amarelo, a curiosidade e alegria de viver; o laranja, necessidade de
contato social e público, impaciência; o azul, a paz e a tranquilidade;
o verde, certa maturidade, sensibilidade e intuição; o negro representa
o inconsciente; o marrom, a segurança e planejamento. É necessário
acrescentar que o desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou
falta de motivação.
o amarelo, a curiosidade e alegria de viver; o laranja, necessidade de
contato social e público, impaciência; o azul, a paz e a tranquilidade;
o verde, certa maturidade, sensibilidade e intuição; o negro representa
o inconsciente; o marrom, a segurança e planejamento. É necessário
acrescentar que o desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou
falta de motivação.
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AÇÕES PEDAGÓGICAS
Coloque o desenho para a criança através de:
uma história bem contada;
um passeio;
algo ocorrido em sala de aula;
uma brincadeira;
faz de conta;
jogos;
cantigas etc.
Tipos de desenho:
Desenho livre ou espontâneo
O objetivo é que as crianças tenham um momento livre criação a partir
do seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem
que trabalhamos em sala de aula. O professor não deve intervir, no
entanto, em alguns casos quando o desenho é repetitivo é importante
propor que ela faça algo diferente.
do seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem
que trabalhamos em sala de aula. O professor não deve intervir, no
entanto, em alguns casos quando o desenho é repetitivo é importante
propor que ela faça algo diferente.
Desenho a partir de uma apreciação
Essas apreciações contribuem para ampliar o repertório de imagens,
observar e identificar imagens diversas, conhecer a diversidade de
produções, ampliar seu conhecimento de mundo e de cultura. Esse tipo
de desenho contribui para que as crianças deixem de lado as figuras
padrões e percebam que existem muitas possibilidades de representar
determinada coisa.
observar e identificar imagens diversas, conhecer a diversidade de
produções, ampliar seu conhecimento de mundo e de cultura. Esse tipo
de desenho contribui para que as crianças deixem de lado as figuras
padrões e percebam que existem muitas possibilidades de representar
determinada coisa.
Desenho com interferência
Essa intervenção pode ser um traço, uma linha, uma colagem, parte de
um desenho. O tamanho do papel também serve como suporte para a
interferência, formados variados também.
um desenho. O tamanho do papel também serve como suporte para a
interferência, formados variados também.
Desenho temático
Neste desenho o professor determina o tema como brincadeira, família,
autorretrato, personagens de histórias etc
autorretrato, personagens de histórias etc
Desenho gêmeo
É a cópia de um outro desenho de um amigo. Um desenha e o outro
copia.
copia.
Desenho de observação
Esse desenho não se trata de uma simples cópia, mas a observação de
detalhes que o fará aprender a desenhar coisas que não sabiam.
detalhes que o fará aprender a desenhar coisas que não sabiam.
Desenhos de memória
Nesse desenho a criança representará algo guardado em sua memória
como algum evento ou situação passada.
como algum evento ou situação passada.
BÉDARD, Nicole. Como interpretar os desenhos das crianças. Editora Isis: São Paulo, 2010.
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