Antigamente, quando ainda não existia fotografia colorida, algumas pessoas pagavam para que artistas, usando giz e tinta, colorissem as suas fotos manualmente. Esse processo era trabalhoso e caro, pouco acessível para a maior parte das pessoas. Hoje em dia, porém, com um pouco de paciência e conhecimento do Photoshop, qualquer pessoa pode adicionar cor à uma foto em preto e branco.
Para começar, escolha uma imagem simples, já que é a primeira vez que você fará algo assim. É possível colorir praticamente qualquer fotografia no Photoshop, porém comece devagar. Um retrato simples, sem muitos detalhes e com um contraste balanceado é o ideal.
Primeiro passo - Ajustes primários
O primeiro passo é arrumar os níveis (“Levels”), se isso for necessário. Abra essa configuração pressionando “Ctrl+L” no teclado. Procure deixar a foto com um contraste bem balanceado, sem estourar demais os brancos, pois isso dificulta a coloração.Com os níveis arrumados, o próximo passo é extremamente importante e não deve ser deixado para trás, ou todo o resto não irá dar certo! Vá em Images > Modes e troque o modo de cores para CMYK. Nada é alterado na hora, porém isso permitirá as mudanças necessárias.
Segundo passo - Seleção individual
Para a coloração, é preciso fazer seleções separadas para o cabelo, pele, fundo, olhos, boca, roupas e acessórios. Não importa muito a ordem na qual você fará cada um, mas uma boa dica é começar com a pele, que é a camada maior e mais complicada de colorir. Use a ferramenta de seleção que você preferir, não é preciso ser muito preciso, pois isso é apenas uma base. Para este tutorial, foi usado o laço magnético (“Magnetic Lasso”).Terceiro passo - Máscara de ajustes finos
Agora é a hora de arrumar o que não ficou certinho no passo anterior. Pressione a tecla “Q” no teclado para abrir a máscara rápida (“Quick Mask”), uma ferramenta muito útil na edição personalizada de áreas selecionadas. Quando você entra nesse modo, toda a área fora da seleção feita na pele deve ficar vermelha, como a imagem a seguir:Por exemplo, próximo ao cabelo, use uma opacidade baixa e avance um pouco sobre o couro cabeludo. Isso fará com que, ao pintar o cabelo, nenhuma parte fique sem cor e a passagem seja mais natural. Não precisa avançar muito, apenas o suficiente para cobrir toda a pele.
Outro segredo é aplicar a máscara com baixíssima opacidade nas partes “furadas”, como rendas e beirada do cabelo. Escolha um pincel de tamanho médio e mude a opacidade para algo entre 10 e 20% e passe nas partes desejadas. Como você quer tirar o vermelho da seleção, use o pincel na cor branca. Isso fará com que, nas áreas furadas das roupas, ainda seja possível ver o tom de pele da pessoa.
Quarto passo - Máscara de cor
Agora é a hora de aplicar a primeira máscara de cor na fotografia. Sem tirar a seleção feita, vá em Layer > New Adjustment Layer > Curves (Em português, abra o menu “Camadas” e adicione uma nova camada de ajuste de curvas.) Nomeie essa camada como “Pele” para que você não se perca na quantidade de layers resultantes no final do processo.Quinto passo - Repita o processo
O quinto passo é, na verdade, a repetição dos passos 2 até o 4, para cada uma das camadas da fotografia. Faça uma seleção para a boca, uma para os olhos, uma para o fundo (procure escolher uma imagem com fundo neutro, para que seja possível aplicar apenas uma cor em todo ele), uma seleção conjunta para o cabelo e as sobrancelhas, uma seleção para as jóias (se elas forem diferentes, faça um contorno para cada uma) e por fim, uma para a roupa.Essa quantidade de vezes que o processo precisa ser inteiramente refeito é o que torna todo o trabalho demorado, já que selecionar uma área pode ser muitas vezes complicado e desafiador. Não desanime e nem “relaxe” nos últimos, para que o trabalho fique bom por inteiro. É bom começar a praticar esse tipo de tutorial com fotografias simples que contenham poucos detalhes e um fundo neutro, antes de tentar colorir imagens mais complexas.
O cabelo é, sem dúvidas, a parte mais desafiadora de todas. Escolha um tom que não pareça artificial demais, como castanho claro. Cabelos muito escuros ou muito claros ficam bons apenas quando a fotografia já sugere isso, portanto tenha bom senso ao pintar os fios do seu modelo. Nas partes mais externas, para não correr o risco de ficar com um contorno forçado, use um pincel com menor opacidade.
Sexto passo - retoques finais
Crie um layer normal e vazio (Layer > New > Layer) e coloque-o abaixo de todas as máscaras de curvas, acima apenas do layer principal. Agora pegue um pincel com um tom avermelhado e a opacidade reduzida e pincele um pouco de maquiagem no rosto do seu modelo. Mesmo se for um homem, esse passo é importante para destacar a cor natural da pessoa, já que a máscara de colorização utiliza apenas um tom em toda a pele.
Se você não gostou do resultado logo de cara, não se preocupe. Saia um pouco do computador, esqueça a imagem durante alguns minutos e depois volte para ela. A sua visão ao longo do processo se acostuma com as cores e é normal que você não goste do resultado logo de cara. Peça para que outras pessoas opinem também, é uma ótima maneira de saber se a sua foto colorida ficou realmente boa.
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