Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fotografia e História


Imagens de guerra feitas por Robert Capa,
dadas como perdida, aparecem após 70 anos
Uma das mais impressionantes fotos de guerra foi feita pelo fotógrafo Robert Capa que registrou um soldado sendo atingido por uma bala no peito ou na cabeça. O fotógrafo estava próximo e conseguiu, numa milésima fração de segundo, capturar a cena que foi intitulada O Soldado Caindo. A foto abre uma nova forma de cobertura jornalística de guerra, ou seja, bem próximo, lá no campo de batalha. O húngaro Robert Capa se tornou um ícone e acabou fotografando bem de perto inúmeros conflitos de sua época, principalmente durante a Guerra Civil Espanhola, entre 1936 e 1939.

Robert Capa morreu em 1954, na Indochina (atual Vietnã),
após pisar numa mina terrestre. Várias histórias e boatos foram deixados para trás no tempo. Assim como, uma maleta contendo cerca de 3500 negativos, todos de Capa. A maleta contém relíquias históricas, como cenas da Guerra Civil Espanhola e pode conter o negativo da famosa foto O Soldado Caindo.

Já foi falado muito sobre essa tal maleta, que teria sido perdida, queimada, que estava enterrada, escondida entre paredes de um antigo edifício etc. São diversos os relatos que envolvem as mais intrigantes narrativas, inclusive a perseguição nazista. No entanto no mês passado, foi elucidada a questão sobre a maleta com os negativos que reapareceram após 70 anos e agora estão sendo restaurados. O Centro Internacional de Fotografia, fundado pelo irmão do fotógrafo Cornell Capa, negociou a devolução das maletas.

Para o deleite, ressurgi este material histórico e inédito que vai descrever mais sobre o os acontecimentos daquele período de guerra, além de permitir saber mais sobre o próprio fotógrafo Robert Capa - com seu estereótipo de guerra, com a câmera e cigarro no canto da boca.

Fonte: Revista Época, 4 de fevereiro, pág. 58
Foto: reprodução revista Época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário