Fotografia é minha vida!

"Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações." (desconheço o autor)"

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os principais tipos de câmeras fotográficas, da menor à maior

Há muitos tipos de câmeras no mercad, com preços, funções e aplicações diferentes. Use este guia para encontrar o tipo certo.



Celular

As câmeras embutidas nos celulares mais avançados têm uma tecnologia similar à das câmeras ultracompactas. A geração antiga, com resolução VGA (de meio megapixel), utilizava a tecnologia mais simples das webcams. A geração atual chega a 5 mp com uma lente fixa equivalente a 35 mm. Exemplos: Nokia N96, Sony Ericsson C902.

Ultracompacta

Câmera de bolso superfina. Devido à forte miniaturização, é um tipo de câmera bem mais caro que as compactas normais. Tem zoom de 3x e varia de oito a dez megapixels. Os modelos da série T da Sony contam com um esperto espelho que permite colocar o mecanismo da lente e o sensor na vertical. Uma porta de correr na face frontal (aparentemente inspirada em modelos de filme da Olympus) encobre a lente quando fora de uso e também serve como a chave liga/desliga. Exemplos: Sony Cyber-Shot DSC-T300, Canon PowerShot SD950, Casio Exilim EX-S10, Pentax Optio S12 e Nikon Coolpix S700.

Compacta

Originalmente, referia-se a uma câmera de filme de dimensões razoavelmente grandes. Hoje, a compacta digital é do tamanho de um maço de cigarros. A maioria das câmeras à venda em lojas de eletrônicos de consumo são dessa categoria, pois representa a melhor relação melhor custo/benefício. Apesar das limitações técnicas, como a ausência de quaisquer modos manuais para personalizar a captura, é a mais simples de usar e a primeira opção dos fotógrafos iniciantes, casuais e amadores. Todas as marcas populares oferecem diversas câmeras desse tipo. O zoom vai de 3x a 5x e o tamanho da imagem varia entre 8 e 12 megapixels.

Bridge

  Uma câmera avançada que faz a “ponte” entre as compactas amadoras e as profissionais. Tem a operação básica igual à das compactas, porém0 é acrescida de inúmeros recursos avançados que são característicos das SLRs, como opções manuais de exposição e foco e saída de imagem em RAW. Outros recursos comuns são o zoom muito mais potente, encaixe para diversos acessórios na objetiva e uma caixa estanque opcional para uso embaixo d’água. Exemplo de modelo popular é a Canon PowerShot G9, com uma tela LCD grande, zoom de 6x e uma sapata para flash externo. Outro exemplo: Nikon Coolpix P5100.

SLR ou reflex

Principal tipo de câmera utilizada profissionalmente, também adotada pelos amadores avançados. Nela, a imagem que se vê no visor óptico (chamado de viewfinder ou ocular) é a mesma que atravessa a lente, desviada internamente por um prisma e um espelho que só é levantado de sua posição normal na hora do clique para permitir a passagem da luz até o sensor (ou filme). A SLR se caracteriza, também, pelas lentes removíveis e intercambiáveis. O visual das SLR é inconfundível, pois quase todas têm uma “corcova” no meio do corpo. Cada uma das principais marcas de câmeras oferece SLRs e uma linha de objetivas que só encaixam em suas próprias câmeras, sendo incompatíveis com as da concorrência. Assim, escolher uma marca de SLR implica na escolha de uma gama fechada de objetivas. A média de resolução atual das básicas e avançadas é de dez megapixels. As profissionais ultrapassam os 20 megapixels. Exemplos de SLRs de entrada: Canon EOS Rebel XTi e XSi, Sony Alpha 350, Nikon D40 e D60. Exemplos de SLRs avançadas: Canon EOS 40D, Olympus E-3, Pentax K20D e Nikon D300. Exemplos de SLRs profissionais: Nikon D3 e Canon EOS-1Ds Mark III.

Médio formato

Câmera profissional com qualidade de topo e elevadíssimo custo, equipada com um sensor digital grande (mas não exatamente igual em dimensões aos filmes de médio formato). As fotos que produz são extremamente nítidas e seu principal emprego é em fotografia de paisagens e ensaios de moda. A empresa sueca Hasselblad está lançando um modelo de 50 megapixels
.
 http://www.revistawindowsvista.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário